YOUNGO #04: para acompanhar a COP26

Agora que a gente já sabe um pouco mais sobre como a juventude tá se organizando para a COP26 e qual é a estrutura e os objetivos da YOUNGO, chegou a hora de conferir dicas para acompanhar a conferência.

Por Amanda da Cruz Costa

Olá minha paella de frutos do matto 🙂

Ufa! Chegamos no quarto e último artigo da série #YOUNGO! No papo de hoje, vou compartilhar alguns links para você ficar de olho no que vai rolar na COP esse ano!

Está perdido nas siglas? Da uma olhada no glossário 🙂

Principais temas de discussão na COP:

  1. Finanças climáticas;
  2. Adaptação;
  3. Perdas e Danos;
  4. Art 6. Mecanismos de mercado;
  5. Mecanismos tecnológicos;
  6. Gênero e Mudanças Climáticas;
  7. Ação para o Empoderamento climático;
  8. Agricultura;
  9. E muito maaaaais!!!

Aproveita e acompanhe a YOUNGO nas redes:

Você que acompanhou toda a série viu o rolê que é falar de clima: além do debate oficial ser em inglês, tem vários códigos, abreviações e jargões que afastam a juventude desse espaço. 

No entanto, uma coisa precisa ficar bem escura: falar de clima é falar do nosso presente e do nosso futuro! Está na hora da juventude sentar ao lado do tomador de decisão, com propriedade, domínio e respeito, com o objetivo de pensar em estratégias e propor soluções para frear a crise climática e promover o desenvolvimento sustentável.

Nós basta apenas falar, é necessário agir! Esse ano o Perifa Sustentável levará uma delegação de 4 jovens mulheres para a COP, com o intuito de levar posições políticas e produzir uma narrativa decolonial, feminista, periférica e mais inclusiva!

Confira nosso time 🙂

Amanda Costa (São Paulo, SP): diretora executiva do Perifa Sustentável, ativista climática e liderança #Under30 da Revista Forbes. Amanda é jovem embaixadora da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit, vice-curadora do Global Shapers Hub SP e colunista da Agência Jovem de Notícias e do Um só Planeta.

Mahryan Sampaio (São Paulo, SP):Jovem Embaixadora da ONU, atua como membro da diretoria da ONG I Know My Rights (IKMR), coordena o Projeto #RefuTeen (financiado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR), é diretora do NEFRI – Núcelo Feminista de Relações Internacionais e compoem a diretoria do Instituto Perifa Sustentável.

Ellen Monielle (Natal, RN):mestranda em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba, é voluntária de comunicação pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), redatora independente do La Proleta e criadora de conteúdo digital no instagram @eco.fada.

Vitória Pinheiro (Manaus, AM): jovem trans afroindigena, nascida e crescida no Bairro Zumbi dos Palmares, localizado na zona periférica de Manaus. Vitória faz parte do Muvuca, programa de ativismo climático do NOSSAS e é membro das comunidades Global Shapers e Women Deliver.

Quer saber de todos os babados que vão rolar na conferência? Acompanhe o Insta @perifasustentavel e meus artigos aqui na AJN 🙂

Clique aqui para ler os outros textos dessa série:

#01 – Estrutura da COP

#02 – Atores da COP

#03 – Introdução a YOUNGO

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *