Yandê é a primeira web rádio indígena do Brasil

No final de semana em que se celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas, conheça essa iniciativa produzida por comunicadores indígenas que carrega as tradições e a diversidade  dos povos originários

Por Redação AJN

O dia 09 de agosto é o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Uma conquista para os povos indígenas de todo o mundo, a data foi criada em 1995 pela Organização das Nações Unidas para garantir o direito à autodeterminação e o acesso aos direitos humanos a todas as etnias indígenas

Em 2018, os povos indígenas de todo o mundo representavam cerca de 350 milhões de pessoas. São comunidades que preservam a cultura e tradições milenares –  só no Brasil existem, segundo o IBGE, 274 línguas indígenas faladas

Muitas dessas pessoas vivem em situação de vulnerabilidade social, sem qualquer apoio do estado e sem acesso à políticas públicas que amparem suas comunidades sem descaracterizar suas culturas, lutando contra o racismo, o genocídio e contra a exploração de seus territórios. 

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma data que deve mobilizar e provocar reflexões em toda a sociedade para as lutas e necessidades dos povos originários.Um passo importante para modificar a estrutura de apagamento das culturas indígenas é o compartilhamento de conhecimento e aprendizados. Por isso, iniciativas como a Rádio Yandê são tão importantes. 

A Yandê é a primeira web rádio indígena do Brasil. No ar desde 2013, a rádio tem colaboradores indígenas e correspondentes de todo o Brasil e conta com programação 24 horas, 7 dias por semana. Yandê significa nós em Tupi.

Crédito: Boc Boc / Acervo Rádio Yandê

A rádio foi fundada  por três jovens – Anápuáka Tupinambá, Renata Tupinambá e Denilson Baniwa -que apostaram na ideia de criar conteúdos multimídia que auxiliassem no resgate, no empoderamento, na manutenção das tradições e na afirmação das raízes da diversa cultura indígena brasileira, tão apagada pelo colonialismo. Uma programação indígena disponível para todos os povos.

A rádio Yandê é um ponto de mídia livre, com sede no Rio de Janeiro. Na grade, programas de entrevistas, podcasts, músicas indígenas tradicionais e contemporâneas, programas educativos que buscam aproximar a cultura indígena do restante da população e desfazer estereótipos e preconceitos alimentados pela desinformação e pelo senso comum.

O site também recebe conteúdos em texto, imagens e vídeos sobre diversos temas, que vão desde aspectos da cultura indígena até pautas de direitos humanos, sustentabilidade, comunicação e saúde, entre outros. 

Comunicação e Etnomídia Indígena

No site da Yandê descobrimos um pouco das motivações de quem faz a programação:

A Rádio Yandê é educativa e cultural.Temos como objetivo a difusão da cultura indígena através da ótica tradicional, mas agregando a velocidade e o alcance da tecnologia e da internet. Nossa necessidade de incentivar novos “correspondentes indígenas” no Brasil, faz com que possamos construir uma comunicação colaborativa muito mais forte, isso comparada às mídias tradicionais de Rádio e TV.

Estamos certos, de que uma convergência de mídias é possível, mesmo nas mais remotas aldeias e comunidades indígenas, e que isso é uma importante forma de valorização e manutenção cultural.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *