Virajovem em São Gabriel da Cachoeira/AM participa da Conferência Municipal de Juventude

Por: Claudia Ferraz

Nos dias 25 e 26 de agosto aconteceu, em São Gabriel da Cachoeira, a I Conferência Municipal da Juventude. A abertura do evento aconteceu no Ginásio Arnaldo Coimbra e contou com a presença dos representantes da Secretaria Nacional da Juventude, Paulo Lima, da Secretaria Estadual de Juventude Christian Silva e do Conselho Estadual de Juventude Délio Alves, além de autoridades locais, entre eles o prefeito Pedro Garcia e a secretária de juventude Lorena. Ainda durante a abertura aconteceram apresentações culturais de grupos locais de capoeira, Agremiação Cultural Tribo Tukano e Agremiação Cultural Tribo Baré.

No período da tarde os trabalhos iniciaram com a aprovação do Regimento Interno pelos participantes e com uma exposição sobre a política nacional de juventude feita por Paulo Lima.

Os Eixos temáticos do texto-base foram discutidos nos Grupos de Trabalho no segundo dia de conferência. Ao final do dia, centenas de propostas foram apresentadas, debatidas e aprovadas pelos delegados. Grande parte das propostas focaram em especifidades da população indígena. São Gabriel da Cachoeira tem a maior população indígena do Brasil, nove em cada dez habitantes são indígenas.

São Gabriel da Cachoeira envia 11 delegados para a Etapa Estadual que acontecerá em Manaus, no final de outubro. Por ter um Conselho Municipal de Juventude envia um delegado direto para a Nacional, desde que ele participe da etapa estadual.

 

Onde fica

São Gabriel da Cachoeira fica no interior do estado do Amazonas, no extremo noroeste do país. Situa-se na Bacia do Alto Rio Negro.

 

Vira na Conferência

O conselho virajovem de São Gabriel da Cachoeira participou em peso da I Conferência Municipal de Juventude. Os membros do conselho participaram, especialmente, dos debates do Eixo I: Direito ao Desenvolvimento Integral – trabalho, educação, cultura e comunicação. A coordenadora do grupo Claudia Ferraz foi eleita delegada para a etapa estadual.

Confira outras ações do Conselho Vira SGC: http://www.agenciajovem.org/wp/?p=2305

Ver +

2 Comentários

  • Estamos indo para São Gabriel em janeiro, gostaria de saber como faço para que meu filho de 14 anos possa participar do grupo, achamos muito interessante. Obrigada pela atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *