Edição podcast

ViraCast #001 – a potência da periferia: empreendedorismo e diversidade

A equipe da Viração conversou sobre empreendedorismos, inovação e diversidade com jovens do Juntxs, uma plataforma de insights para a diversidade e inclusão, que participam do projeto Chama na Solução

Por Redação AJN

Neste episódio do ViraCast, ouça um papo sobre empreendedorismos, economia, diversidade e inovação e conheça três jovens que uniram esforços para criar uma ponte entre empresas e público: a Thais Gomes, Nikolas Vinícius Silva e Bruno Fernandes, fundadores da Juntxs.

A Juntxs é uma plataforma digital de ideias para ajudar empresas a compreender as realidades e necessidades de grupos minorizados, promovendo a escuta, diálogo e a colaboração mútua. Eles participam do Chama na Solução, projeto de empreendedorismo juvenil do Unicef, implementado pela Viração Educom.

Pedro Neves é o host deste episódio, e junto com ele na mediação participou a educadora Luiza Gianesella, responsável pelo projeto Chama na Solução. Nikolas começou a conversa contando que o projeto Juntxs surgiu de um convite da Thais para pensar uma forma de conectar empresas interessadas em trazer mais inclusão e diversidade para suas equipes e processos com pessoas de grupos minorizados através da escuta, do diálogo e da empatia.

No começo da conversa a conversa, o pessoal da Juntxs definiu o que é empreendedorismo na visão deles. Para Thais, empreender é criar soluções:

pra mim, empreendedorismo está muito linkado a criar soluções que a gente gostaria de ver no mundo ou na nossa quebrada. Basicamente, criar as soluções que a gente gostaria de ver à nossa volta

Para o Nikolas, empreender requer ousadia:

Empreendedorismo é você inovar nas coisas. Procurar um problema, entender esse problema e inovar, que é uma palavra que eu acho que se encaixa bem no empreendedorismo, e a partir disso, criar uma solução do seu problema

O grupo conversou sobre as diferenças entre o que geralmente é representado na mídia sobre empreender e a realidade de quem precisa buscar no empreendedorismo uma saída para driblar o subemprego e o desemprego – mulheres, pessoas pobres, negras e moradoras das periferias.

A conversa também passou por reflexões sobre a relação entre diversidade e inovação nas empresas – que é muito mais que a contratação de pessoas com diferentes trajetórias e estilos de vida para equipes.

As empresas precisam atuar não só visando o lucro; trabalhar com e para a diversidade passa também por pensar produtos e soluções para quem de fato consome estes bens e serviços. Por mais que as empresas estejam criando produtos e trabalhando a diversidade na propaganda, ainda há muito para evoluir na formatação destes produtos para as realidades de quem consome.

Foi pensando nessas questões que a Thais, o Nikolas e o Bruno criaram a Juntxs: ajudar as empresas a escutar pessoas de grupos diversos para criar produtos que realmente sejam feitos para essas pessoas, e não para um público consumidor irreal.

Ouça o episódio completo:

Você pode ouvir esse episódio do ViraCast também pelas plataformas Anchor.fm, no Google Podcasts e na radiopublic.

Acompanhe a Juntxs através do site e de seus canais no Instagram e no LinkedIn.

Edição podcast / Pexels-Pixabay

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *