Viração promove evento sobre uso da internet por crianças e adolescentes

A atividade será totalmente online, gratuita e reunirá especialistas para um debate. Durante o evento, serão lançados dois volumes de um guia sobre o tema e uma websérie com quatro episódios. As inscrições estão abertas

O webinário Crianças e adolescentes na internet: oportunidades, desafios e aprendizados acontecerá no dia 23 de fevereiro, das 15h às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal da Viração no YouTube. Os participantes inscritos previamente receberão os dois volumes do Guia Tá na Rede! – o que vira é navegar com segurança, material produzido pela Viração que será lançado durante o evento.

A programação conta com a participação de Ana Claudia Mielke, jornalista especialista na regulação da mídia e cenário de convergência; Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom; Juliana Cunha, diretora de projetos especiais da SaferNet e Rogério Vilhalva, indígena Guarani-Kaiowá, diretor de escola na aldeia Teyi’kue. Os especialistas e ativistas discutirão aspectos relacionados ao uso seguro, criativo e cidadão da internet e das tecnologias digitais por crianças e adolescentes, em diferentes contextos.

O evento acontece no âmbito do projeto Consulta Brasil, uma iniciativa da Viração que promoveu ações de mobilização, formação e pesquisa participativa com o público infantojuvenil a respeito do uso da internet e das tecnologias digitais, em dez cidades, nas cinco regiões do país. A partir disso, o projeto criou materiais didáticos em formato multimídias, que serão lançados durante o evento. Um deles é o Guia Tá na RedeAlém disso, também será lançada uma websérie com quatro episódios didáticos e bem humorados sobre o tema

O projeto pretende contribuir para a criação e fortalecimento de ações de educação digital para crianças e adolescentes no país: “Além de garantir o acesso gratuito e democrático aos guias educativos, nosso desejo é que os resultados do projeto sejam considerados para a elaboração e implementação de políticas públicas no país”, afirma Elaine Souza, coordenadora da Viração Educomunicação.

As inscrições podem ser feitas neste link http://bit.ly/WebinarConsultaBrasil 

Especialistas participantes

Ana Claudia Mielke, é jornalista, especialista em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.  Foi coordenadora executiva do Intervozes por cinco anos e secretária-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) de 2018/2020. Atualmente é professora convidada na Fundação Escola de Sociologia de São Paulo (FESPSP), onde leciona regulação da mídia no cenário de convergência.

 

Juliana Cunha, Psicóloga, Psicanalista, mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro da Associação Científica Campo Psicanalítico. Na SaferNet Brasil, é diretora de projetos especiais, com foco em empoderamento e segurança de crianças, adolescentes, jovens e mulheres. É responsável pelo HelpLine, serviço nacional que oferece orientação online sobre o uso seguro da Internet. Também desenvolve materiais pedagógicos e palestras de conscientização sobre uso cidadão da Internet no Brasil.  

Ismar de Oliveira Soares, Jornalista pela Cásper Líbero. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Tem pós-doutorado pela Marquette University, nos EUA. Professor Titular Sênior da USP. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. Chefiou o Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP) por dois mandatos, tendo implantado a Licenciatura em Educomunicação. Fundou o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP).

 

Rogério Vilhalva Mota, indígena Guarani Kaiowá, da Aldeia Teyi’kue, é professor de matemática e diretor de escola. Responsável pela gestão de 4 escolas na aldeia Teyi’kue. 

Sobre o projeto Consulta Brasil

Iniciativa da Viração, o Consulta Brasil promove ações de mobilização, formação e diagnóstico participativo junto a crianças e adolescentes para criar metodologias e materiais capazes de apoiar famílias, educadores e meninas e meninos no uso da internet e das tecnologias digitais.

O Consulta Brasil é realizado via convênio com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da sua Diretoria de Promoção e Fortalecimento dos Direitos da Criança e do Adolescente. Também tem parceria com a Rede de Conhecimento Social, o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo e instituições educacionais públicas e privadas de dez municípios brasileiros, onde foram implementadas parte das ações.

Anota aí

Webinário Crianças e adolescentes na internet: oportunidades, desafios e aprendizados

Quando: 23 de fevereiro, a partir das 15h

Onde: ao vivo pelo canal da Viração no YouTube: http://bit.ly/ViraNoYouTube 

Grátis

As pessoas que se inscreverem, manifestarem interesse e participarem do evento receberão o Guia Tá na Rede em dois volumes.

Informações para a imprensa:

Vânia Correia – Analista de Projeto 

Email: vania@viracao.org 

Jéssica Rezende – Analista de Comunicação 

E-mail: comunicacao@viracao.org

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *