Educomunicação: Viração abre inscrições para nova turma da Agência Jovem de Notícias

Formações serão educomunicativas e podem participar adolescentes e jovens, moradores de São Paulo, com idade entre 15 e 18 anos

A Viração está abrindo uma nova turma de formação da Agência Jovem de Notícias (AJN) e convida organizações que atuam com juventudes, direitos humanos e comunicação a indicar dois adolescentes e/ou jovens que tenham interesse em passar por formações em Educomunicação, que acontecerão todas as terças feiras, das 14hs às 17hs, na sede da ONG Viração, na região central de São Paulo (SP). O prazo para indicação vai do dia 21 de fevereiro ao dia 5 de março. A turma terá inicio no dia 12 de março.

As formações serão mediadas por profissionais da equipe da Viração e, eventualmente, por especialistas convidados. Abrange temas como direito humano à comunicação, juventudes, cidadania etc, e capacitação técnica para a produção de comunicação, como redação, fotografia, webrádio, redes sociais, mídias artesanais.

Durante o semestre os adolescentes e jovens terão oportunidade de participar de coberturas educomunicativas de diversos eventos com temas relacionados ao universo juvenil. As coberturas compõem o processo de formação, mas a participação é voluntária.

Para se inscrever, o candidato deve ter entre 15 e 18 anos, estar matriculado no Ensino Fundamental/Médio ou ter concluído o Ensino Médio, ter interesse em trabalhar com comunidades, escolas e com as temas relacionados aos direitos humanos, ter interesse em desenvolver habilidades e repertórios a respeito da produção de comunicação.

Ao todo, serão disponibilizadas 25 vagas e, em caso de exceder o número de inscrições, serão usados critérios para a seleção da turma, que irá levar em consideração a equidade de gênero, diversidade geográfica, equilíbrio entre as idades e a diversidade de representações das organizações. Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 3567-8687 com Elisagela Nunes ou Rafael Stemberg.

Fique por dentro

– As inscrições estão abertas entre 21 de fevereiro e 05 de março. Os adolescentes devem ser indicados por organizações. A ficha de inscrição deve ser solicitada pelo e-mail email: elis@viracao.org ou rafael@viracao.org.

– A divulgação dos selecionados será no dia 06 de março, no site da Agência Jovem de Notícias (www.agenciajovem.org);

– Os adolescentes selecionados serão contatados por telefone entre os dias 07 e 08 de março;

– As formações começam no dia 12 de março, na sede da Viração, das 14h às 17h (Rua Augusta, 123, Cj 11);

– A reunião com os representantes das organizações parceiras será dia 13 de março das 10h às 11h, na sede da Viração.

 

Sobre a AJN

A Agência Jovem de Notícias é uma iniciativa colaborativa da Viração Educomunicação com parceiros e se constituiu numa articulação de núcleos de adolescentes e jovens de organizações sociais e escolas do Ensino Fundamental e Médio que produzem e disseminam informação de interesse comunitário, por meio de formatos da web 2.0, utilizando os princípios e técnicas do jornalismo social, comunitário e colaborativo.

As ferramentas de comunicação são simultaneamente compreendidas como processo e produto. Processo porque é por meio delas que os jovens vão começar a se abrir para o conhecimento de si e de sua localidade, realizando entrevistas, mapeando, fotografando e pesquisando.

Esse processo vai se consolidar em produtos de comunicação colaborativos, que têm o potencial de envolver outros agentes, expandir a rede de pessoas trabalhando pela comunidade e a cidade, servir como veículo de divulgação das ações de organizações não-governamentais e governamentais da cidade. Esta dinâmica de retroalimentação fortalece o senso crítico dos adolescentes/jovens, não apenas em relação aos meios de comunicação, mas também à existência de políticas públicas que beneficiem seu entorno, à qualidade da formação escolar e, principalmente, em relação à efetivação ou não dos direitos das crianças e dos adolescentes/jovens.


Ver +

1 Comentário

  • Sinceramente, Graças a Viração, hoje tenho grandes amizades e uma grande experiência que esta me ajudando muito profissionalmente, amei tudo e a todos!! E é com mt orgulho que hoje estou fazendo faculdade de jornalismo e vou me especializar em educomunicação. Obrigada a todos da Vira ♥
    http://www.jj-jovemjornalista.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *