Vamos sentir o outro? Software sensorial transforma batimentos cardíacos em som e luz

Por Flora Beatriz, da Agência Jovem de Notícias de São Paulo (SP)

O primeiro dia de inauguração do Sesc Avenida Paulista, que aconteceu hoje das 12h às 19h e se estende até a terça-feira (01), foi marcado pela estreia da instalação Empatias Mapeadas, obra que reúne arquitetura, tecnologia e empatia.

A instalação possui uma cápsula composta por quatro lugares e um software sensorial, que transforma as pulsações cardíacas dos participantes em música e luz. A ideia é pautar uma reflexão acerca dos sentimentos que temos pelo outro no momento em que estamos juntos em um determinado lugar.

Protótipo da cápsula, em madeira. Foto: Flora Beatriz

Assim, quem visitou a instalação teve um momento reservado para explorar o contato visual e até mesmo tátil com outros participantes, experimentando essa empatia do desconhecido que divide o mesmo espaço que você.

A instalação foi pensada não só para o SESC, mas para contextos diferentes dentro da cidade. Imagina como seria o encontro das pessoas e suas empatias no centro de São Paulo, ou na região da avenida Paulista?

Juliana Duarte, conhecida pela galera como “Juba”, é educadora na instalação e comenta que a ideia é que a capsula circule também em outros espaços. “É um encontro de pessoas diferentes e desconhecidas que vivem a experiência da empatia. Após o evento a instalação pretende circular por outros espaços, com a cabine e todos os equipamentos que a fazem acontecer, experimentando outros lugares como o centro da cidade, praças públicas e também lugares mais reservados e introvertidos”.

Às vezes é preciso desacelerar. Geralmente circulamos pela cidade, encontramos inúmeras pessoas, mas qual é nossa real disposição para falar e olhar alguém nos olhos? Por isso, o objetivo do movimento é despertar o olhar e a mistura com o outro em detrimento da carência paulistana dos que correm, fazem mil coisas, mas não desfrutam da presença do outro.

 

Este texto é resultado da cobertura educomunicativa da inauguração do SESC Avenida Paulista, realizada por adolescentes e jovens do projeto Agência Jovem de Notícias e da Viração Educomunicação, em parceria com o Sesc São Paulo. A ação conta com a participação de doze adolescentes de toda a cidade,  com o apoio de profissionais da Viração.

Agência Jovem de Notícias

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *