Foto de Paulo Sousa e Kauanne Santos

Corpo Resistente: Valorização da cultura negra no SESC Avenida Paulista

Por Paulo Sousa e Kauanne Santos, da Agência Jovem de Notícias de São Paulo

A inauguração do Sesc Avenida Paulista, que acontece entre os dias 29 e 01 de abril, aposta em três dias consecutivos de atividades artísticas e esportivas concebidas em torno do eixo arte, corpo e tecnologia. As atividades refletem sobre as contradições e desigualdades de gênero, raça e classe presentes na maior avenida da América Latina.

Com o intuito de ocupar os espaços da nova unidade, a programação conta com espetáculos, intervenções e performances pensada para todos os públicos e idades, celebrando a diversidade, a experimentação e a convivência. Uma forte marca da programação é o número de artistas, iniciativas e ações de mulheres e homens negros.

Uma das instalações que chamou a atenção do público é a Corpo Resistente, com os lutadores e lutadora Rafaela Silva, Diogo Silva e Antônio Tenório. A intervenção, feita com o auxilio de uma performance de um grupo de capoeira, tem a intenção de afirmar a cultura negra como forma de resistência e traz a reflexão sobre o corpo negro que sofreu e sofre com o racismo e a desigualdade social.

A intervenção reforça que o negro tem o direito a cidade, esporte e lazer, trazendo as histórias e trajetórias de vida da judoca Rafaela e do lutador de Taekwondo Diogo Silva, ambos negros que se utilizam do esporte para adentrar e romper paradigmas dentro dos meios social, político e artístico.

Diogo Silva conta que os negros precisam estar nos espaços de domínio e controle. “Os negros estão  ocupando sempre espaços de servir, então eu acho que estar nesses espaços é uma grande resistência”.

Rafaela Silva conta que no judô a primeira coisa que se aprende é cair. “E mesmo que a gente caia, aprendemos a levantar” conta, ressaltando que hoje a mulher, vem vivendo um momento bom no esporte. “A gente sempre aprendeu a conviver nessa união e precisamos sim do nosso parceiro e treinador, mesmo num esporte como este”.

A nova unidade do SESC fica na Avenida Paulista, 119, e merece uma visita nos primeiros dias de inauguração. Confira a programação completa aqui.

Este texto é resultado da cobertura educomunicativa da inauguração do SESC Avenida Paulista, realizada por adolescentes e jovens do projeto Agência Jovem de Notícias e da Viração Educomunicação, em parceria com o Sesc São Paulo. A ação conta com a participação de doze adolescentes de toda a cidade,  com o apoio de profissionais da Viração.

Agência Jovem de Notícias

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *