Universidade: território indígena!

O Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) realizou, no último dia 24/02, o lançamento do caderno da Semana dos Povos Indígenas 2021, que tem como tema “Universidade: território indígena!”.

O caderno objetiva refletir sobre a presença indígena na universidade e esta como um espaço de resistência e retomada dos povos indígenas. Devido à pandemia da Covid-19, o evento foi virtual, transmitido ao vivo pelo Youtube e Facebook do COMIN e de organizações parceiras.

Há mais de vinte anos, o COMIN produz, anualmente, o caderno da Semana dos Povos Indígenas, tendo sua distribuição e divulgação no primeiro semestre de cada ano. O material é elaborado de forma a contribuir no conhecimento da realidade e diversidade dos povos indígenas e na superação das situações de preconceito e discriminação.

Organizado em três partes, o caderno deste ano retrata os desafios que as pessoas indígenas enfrentam para entrar e permanecer na universidade; as formas como elas têm buscado superar essas dificuldades e o porquê de permanecerem nesse espaço; e sua proposta de uma universidade que contemple os povos indígenas.

O material foi elaborado conhecendo a caminhada de sete indígenas: Alana Manchineri, Aline Kayapó, Francisco Oro Waram, Nyg Kaingang, Leonardo Werá Tupã, Márcio Paromeriri e Walderes Coctá Priprá.

Assista o lançamento do caderno na íntegra

Participaram do debate pessoas indígenas que colaboraram com a construção do caderno, relatando suas próprias experiências no Ensino Superior: Alana Keline Costa Silva Manchineri, Aline Ngrenhtabare Lopes Kayapó, Daiane Silva Barbosa, Leonardo Werá Tupã, Márcio Paromeriri e Nyg Kaingang; e a mediação foi realizada pelo docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e ativista do movimento indígena brasileiro, Edson Kayapó.

Além do caderno, estão disponíveis para download um jogo da memória “indígenas e profissões”, para imprimir, montar e jogar.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *