Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/agenciajovem/public_html/wp/wp-includes/class-wp-post-type.php on line 526
U-Report: comunicação entre jovens e autoridades – Agência Jovem de Notícias

U-Report: comunicação entre jovens e autoridades

Pedro Neves, da Redação | Imagem: UNICEF

“O UNICEF deseja dar voz aos adolescentes do Brasil sobre temas ligados a políticas públicas que serão levados para autoridades (ministros, deputados, etc) na tentativa de influenciar a agenda pública com a participação dos adolescentes no processo. Os temas e mensagens são definidos por um Conselho Jovem com representação de diferentes regiões e redes do país”, conta Maria Adrião, consultora do UNICEF no Brasil .

A voz dos adolescentes do Brasil sobre temas ligados a políticas públicas será levada para autoridades (ministros, deputados, etc). Por isso, o UNICEF está testando uma nova plataforma de consulta rápida a adolescentes, o U-Report, que por enquanto funciona via SMS e Twitter, porém, em breve, haverá um app e também funcionará via Telegram.

Os temas e mensagens são definidos por um conselho jovem, sendo o primeiro a violência escolar. O UNICEF está preparando outras perguntas sobre zika, assédio às meninas (online e offline), jovens e trabalho, todos sugeridos pelo Conselho Jovem.

O U-Report usa o Rapid Pro, uma ferramenta de mensagens desenvolvida pelo UNICEF, as/os participantes (adolescentes e jovens de 13 a 25 anos) se engajam voluntariamente, provocando fluxos de perguntas e respostas sobre temas de interesse.

“É um sistema 100% gratuito por adesão. Isso significa que as/os usuários dão o primeiro passo e decidem participar”, conta Maria Adrião. Ela completa: “O U-Report nunca envia informações a pessoas que não pediram para entrar no sistema. Você pode participar por 2 vias, SMS ou Twitter. Para entrar por SMS você deve enviar um SMS para o número 28428 com a palavra inicial “ENTREI”. No Twitter é só seguir a conta @ureportbrasil. Em ambos, é ativado o sistema operativo do U-Report (RapidPro). A partir daí, você recebe as perguntas para se registrar e se tornar um participante do U-Report”, completa Maria.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *