UNICEF e Barclays apoiam adolescentes na preparação para o mundo do trabalho

Projeto Raízes do Futuro faz parte de iniciativa global realizada com 74 mil jovens em seis países

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Barclays lançam amanhã, 21 de março, na cidade de São Paulo, o projeto Raízes do Futuro. A iniciativa vai apoiar 500 adolescentes e jovens para que estejam mais bem preparados para ingressar e obter êxito no mundo do trabalho, por meio do aperfeiçoamento de suas competências e a construção de planos de desenvolvimento pessoal e profissional.

O projeto Raízes do Futuro faz parte de uma estratégia global denominada Building Young Futures, realizada pelo UNICEF e o Barclays em seis países: Brasil, Egito, Índia, Paquistão, Uganda e Zâmbia. O objetivo é capacitar 74 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, de forma a desenvolver habilidades e competências para auxiliá-los a atingir o pleno potencial no mundo do trabalho e na vida, ajudando a transformar sua realidade, a de suas famílias e comunidades.

A parceria foi inicialmente estabelecida no Brasil em 2009. O projeto teve a participação de sete ONGs da cidade de São Paulo, com foco na Lei do Aprendiz. Entre os resultados dessa iniciativa, está a capacitação de 950 jovens, sendo que 460 conseguiram colocação no mercado de trabalho e 25 iniciaram o seu próprio negócio.

Na edição que será lançada amanhã, o projeto conta com a participação de cinco organizações paulistanas – Associação Vivenda da Criança, Instituto Dom Bosco, Instituto Reciclar, Instituto Rugby Para Todos e Sociedade Benfeitora do Jaguaré –, a parceria técnica do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), e o apoio do Instituto Paulo Montenegro e da empresa e-Maximus.

Para o coordenador do escritório do UNICEF em São Paulo, Silvio Kaloustian, o projeto Raízes do Futuro traz uma perspectiva inovadora ao desenvolver as competências dos adolescentes a partir de suas próprias vivências. “O foco na adolescência é muito estratégico, porque consolida todo o investimento feito na infância e apoia esse jovem para que ele desenvolva todo o seu potencial, tenha uma inserção produtiva na sociedade e ajude a quebrar o ciclo intergeracional da pobreza”, afirma.

De acordo com dados de 2009 do IBGE/Pnad, 38% dos adolescentes brasileiros vivem em situação de pobreza, enquanto 29% da média da população brasileira encontra-se nessa situação.

“O Barclays apoia este projeto porque acredita ser fundamental investir em ações de inclusão social, ao gerar uma nova perspectiva para jovens que poderão fazer a diferença na sociedade”, explica Cristiane Pedote, diretora executiva do Barclays no Brasil.

O evento de lançamento tem o apoio do Sesc.

Saiba mais:
O quê: Lançamento do projeto Raízes do Futuro
Quando: Quinta-feira 21 de março, das 9h às 12h
Onde: Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141, Vila Mariana

Informações do UNICEF / Foto de M El-Dakhakny – Barclays

 

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *