Um filme sobre o machismo no mundo do futebol

Jovens participantes do projeto Escola de Cidadania para Adolescentes no Recife produzem curta-metragem com o tema do machismo no mundo do futebol

O percurso formativo do projeto Escola de Cidadania para adolescentes no Recife foi atravessado pela emergência sanitária provocada pelo coronavírus. Depois das adaptações planejadas pela equipe da Viração e dos educomunicadores que atuam diretamente no projeto, a ECA garantiu a realização de oficinas e a construção coletiva de produtos educomunicativos abordando temas que foram trabalhados nos encontros e reflexões virtuais.

Um destes produtos é o curta-metragem “Preconceito no Futebol”: uma produção coletiva que o 5º grupo de adolescentes e jovens da turma 2020 do projeto, todos moradores do bairro do Alto José Bonifácio. A turma optou por planejar como uma proposta de TV Comunitária para o território e produziram, como primeiro conteúdo deste canal o curta-metragem, do qual participaram desde as etapas de escrita do roteiro até a atuação.

O tema central que acompanha o curta-metragem é uma proposta de reflexão sobre o machismo estrutural presente no preconceito em relação ao futebol feminino, sobre a dificuldade de encontrar times femininos e os espaços para que elas possam praticar o esporte livremente.

O curta-metragem “Preconceito no Futebol” foi lançado em uma sessão virtual que contou com a exibição do filme e um debate sobre o tema, que reuniu as e os jovens com pessoas da comunidade convidadas. 

Mesmo com limites impostos pela pandemia, consideramos esta etapa muito importante para a autoestima das educandas e educandos que viram suas produções e ações visibilizadas na sua comunidade e espaços possibilitando mostrar suas experiências para os seus familiares e amigos.

Ana Paula Ferreira e Tarcísio Camêlo, educomunicadores do projeto

O filme está disponível no canal da ACESA no YouTube:

Sobre a Escola de Cidadania para Adolescentes

A Escola de Cidadania para Adolescentes (ECA) é uma iniciativa da Viração que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da participação e a promoção de direitos humanos de adolescentes e jovens.

Acreditamos que a participação de adolescentes e jovens é condição fundamental para o fortalecimento da democracia, por isso o projeto aposta na mobilização social e na formação política e cidadã dessa galera.

O projeto Escola de Cidadania para Adolescentes foi realizado nas cidades de São Paulo, Belém e no Recife pela Viração em parceria com organizações e instituições locais. No Recife, esses parceiros foram a ACESA – Associação Cultural Esportiva Social Amigos e a Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura.

Conheça mais sobre o projeto no site: http://escoladecidadania.org.br/

Arte de capa do curta-metragem ‘Preconceito no Futebol’

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *