Um banco de talentos negros para aumentar a diversidade na comunicação

Projeto reúne gratuitamente currículos de profissionais de diversas funções do universo da Comunicação e disponibiliza para empresas

Por Redação AJN

“Não é uma agência de empregos“. O Banco de Talentos Negros é uma iniciativa voluntária idealizada pela publicitária Angel Pinheiro e pela jornalista Beatriz Sanz que reúne e organiza currículos de profissionais negros da Comunicação e disponibiliza gratuitamente para empresas.

Os objetivos da dupla, que conta com o trabalho de jornalistas voluntários para a manutenção do banco, é apoiar a empregabilidade de pessoas negras em um mercado no qual as vagas são preenchidas quase sempre por pessoas que atendem ao padrão branco. Ao aproximar profissionais negros e empregadores, as chances de contratação aumentam, e com isso aumenta também a inclusão e a valorização destes profissionais.

Divulgação do Banco de Talentos Negros no Instagram / Reprodução

A partir de um projeto que Angel Pinheiro aplicava na agência onde trabalhava, surgiu a ideia de expandir o banco de talentos negros, com acesso através da plataforma Google Drive. Ao site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, Beatriz contou mais sobre o banco:

Escolhemos o drive por ser uma ferramenta que possibilita que os possíveis empregadores tenham acesso aos CVs de forma rápida e segura. (…) Atualmente, temos pastas com CVs de 11 estados mais o Distrito Federal. Infelizmente, toda a nossa demanda até o momento está centralizada em São Paulo. Esperamos que veículos e empresas de comunicação de todo o país se conscientizem sobre a ausência de profissionais negros. Nosso trabalho é ligar essas empresas com profissionais qualificados.

Estudantes e profissionais de comunicação negros que tiverem interesse em fazer parte do banco podem preencher o formulário ou enviar diretamente seu currículo, no formato PDF, para o e-mail bancodetalentosnegros@gmail.com. A equipe faz uma avaliação e insere o documento na pasta correspondente. 

Além disso, após o cadastramento no Banco as pessoas cadastradas ganham acesso ao trampos.co Prime – uma iniciativa que aumenta a visibilidade do seu perfil, facilitando que chegue mais fácil a empregadores. A inserção de currículos no banco e o acesso aos currículos é totalmente gratuito, e a divulgação é feita pelas redes sociais.

Acompanhe o Banco de Talentos Negros através de seus canais sociais no Instagram e no LinkedIn.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *