Último Fóssil do Dia na COP20

Daniele Savietto e Luiza Winckler*, da Agência Jovem de Notícias

 

vlcsnap-2014-12-02-22h15m41s202

Chegamos ao fim da COP aqui em Lima, apesar das negociações se estenderem pelo fim de semana na espera de um consenso temos nosso último Fóssil do Dia que não “premiou” apenas um país, mas os grupos Umbrella (países desenvolvidos com exceção a União Européia) e LMDC (alguns países em desenvolvimento como Algeria, Bangladesh, China, Índia, Iran, Nepal, Sri Lanka) por posições extremas e a recusa em se envolver em discussões políticas cruciais.

Os segundo lugar ficou com Ucrânia, Rússia e Bielorrússia por terem realizado um acordo que adiou para Paris as decisões sobre um segundo período do protocolo de Kyoto. Já a terceira posição ficou para o Canadá que se recusa a assumir qualquer compromisso.

A Austrália recebeu o prêmio Fóssil Colossal por ser o país campeão de Fósseis este ano, demonstrando nenhum interesse em fazer progressos para um novo acordo global.

Agora que estamos às vésperas da COP21 não há mais tempo para países que não estejam dispostos a cooperar e continuem empatando as negociações, esperamos um desempenho melhor para 2015.

 

*Integrantes da delegação brasileira na COP20

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *