Twittencontro

Nesta quinta-feira (25/08), às 14h, o Portal Pró-Menino realizará um Twittencontro com a diretora do Instituto Sou da Paz, Luciana Guimarães, sobre protagonismo juvenil. No horário da ação, o Portal Pró-Menino (por meio de seu perfil @Promenino) mediará o debate no Twitter entre os internautas e a convidada do encontro (que utilizará o perfil do Instituto @isoudapaz). Qualquer pessoa poderá participar enviando perguntas ou contribuindo com a discussão. Para isso, basta utilizar a hashtag #PJUV.

O Instituto Sou da Paz promoveu, nos últimos anos, o projeto Grêmio em Forma, que atuou em escolas públicas de São Paulo, incentivando e assessorando a formação de Grêmios Estudantis. Os jovens, que participaram desse processo, puderam vivenciar uma experiência política completa, exercendo sua cidadania por meio da proposição, discussão, discordância e negociação de seus projetos de forma democrática e, portanto, pacífica.

O desenvolvimento do protagonismo juvenil é previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em que crianças e adolescentes são entendidos como “sujeitos de direitos”, ou seja, devem estar no centro das políticas de atenção para este segmento. Por isso, os jovens devem ser enxergados como detentores de potencial de ação e transformação sociais. Assim, serem agentes do processo educacional e não meros receptores de conhecimentos e de propostas pré-definidas.

Não deixe de conferir o Guia Grêmio em Forma, um material que possui a experiência de formação de Grêmios vivenciada a partir de 2000 pela equipe deste projeto. Clique aqui

Fonte: Portal Pró-Menino

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *