SP: Diálogos Intergeracionais provoca discussões sobre meio ambiente

No domingo, 10 de junho, foi realizado na Casa das Caldeiras, na barra Barra Funda, em São Paulo, uma educobertura do Encontro Diálogos Intergeracionanis com adolescentes e jovens de diferentes organizações. O evento é um preparativo do que irá acontecer na Rio+20, com debates sobre o meio ambiente e sustentabilidade, por meio de oficinas e rodas de conversas.

A estrutura do lugar foi realmente muito importante. A Casa das Caldeiras é tombada, além de ser um lugar bem amplo, possui um subsolo com aspecto bem antigo que nos leva a outra sala de projeção e, logo a frente, um túnel em que estão expostas algumas artes, entre elas, a árvore de madeira e tantas outras exposições de fotos, desenhos, figuras, imagens de enchentes, córregos, rios poluídos e limpos, vídeos relacionados ao tema sustentabilidade. Pneus reciclados que ocupavam um espaço em pequenas colunas viravam sofás, latão que serviam como mesas e esculturas criadas com restos de janelas e todo “lixo” que com muito bom gosto viraram verdadeiras obras de arte. Havia também a rádio blogs e, para fechar o encontro com grande estilo, o show da banda África La em Casa.

Os Jovens Urbanos entrevistaram a Julia, uma das responsáveis pela organização da roda de conversa, que falou um pouco do que esperava do evento. Confira abaixo um trecho da entrevista.

Qual o motivo da formação da “roda de conversa”?
Vamos dialogar e criar um pacto hoje para tentar melhorar o futuro.

Quais são suas expectativas?
Que possa ocorrer o dialogo

Se a roda não interagir, como você espera promover a conversa?
Às vezes eles podem não interagir, mas eles estão escutando. Tendo duas pessoas, tem diálogo.

Mayara, outra participante da roda, foi entrevistada no final e disse:

O que você achou da roda?
Faltou mais tempo de diálogo.

Você adquiriu informações?
Sim, adquiri informações e opiniões diferentes.

Atingiu suas expectativas?
Sim, me deixou muito feliz.

Você contribui com o meio ambiente?
Sim, a minha contribuição é individual.

Neste evento, participaram crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos para mostrar o que andam fazendo para mudar a comunidade em que vivem. Vários temas que serão destaques na Rio+20, como o desperdício de água, poluição, desmatamento, aquecimento global, efeito estufa etc. Essas questões foram abordados para  conscientizar as pessoas a  criar uma aliança mundial, para salvar o planeta de todas as tragédias ocorridas nos últimos tempos, por meio de diálogos das gerações reunidas pela transformação socioambiental.

Jéssica Sousa Ferreira, Karina Sousa da Silva, Welton Rodrigues da Silva, Leone Oliveira Santos e Robson de Oliveira Araujo, jovens educomunicadores, de São Paulo (SP)

Rafael

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *