SFK Mudando vidas

Por: Adolescentes comunicadores da Plataforma dos Centros Urbano

A manhã do dia 7 de junho, terça feira, foi muito marcante para alguns adolescentes comunicadores do projeto Plataforma dos Centros Urbanos. A galera terminou o curso do Success For Kids – SFK, que em 10 encontros, na sede da Viração, trabalhou com os adolescentes o tema “ser o melhor que podemos ser”.

O intuito desse trabalho foi também incentivar os adolescentes a multiplicarem este aprendizado nas comunidades em que vivem como ferramenta de comunicação. Ou seja, o mais importante foram os conceitos e o processo de transformação.

A adolescente Adriana Alaide, da comunidade da Pedreira , diz que um dos conceitos mais marcantes para ela foi o de compartilhar, trabalhado no primeiro módulo dos encontros, chamado de “O Jogo da Vida”. Segundo Adriana, o compartilhar passou a ser mais presente em seu dia-a-dia. “Claro que compartilhar é doar-se sabendo o que o próximo deseja, nunca esperando algo em troca”, disse.

Já Michel Ribeiro, da comunidade Vila Guacuri, relatou que‘’os conceitos, para mim, também foram muito importantes, pois agora eu aplico eles na minha vida, como o exercício de escutar ativamente  o que as pessoas  tem a dizer, estabelecendo a ferramenta de se preocupar com os outros.’’ Para Mariana Canno, da comunidade Vila California, ‘’a SFK nos ensinou  a nos superarmos como jovens e como seres humanos’’.

Agora é o momento agora de multiplicar. Segundo os próprios adolescentes, “de poder ajudar ao máximo as crianças e adolescentes, com os seus direitos, mostrando as eles que é possível viver em um mundo melhor”. Os adolescentes também não economizam nos elogios às educadoras Bete e Tania, coordenadoras dos encontros. Eles completam: “elas são pessoas que significam muito para as nossas vidas”.

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *