Sexo anal: evite passar cheque fazendo a chuca

Vinícius Gallon, de Curitiba (PR) | Ilustração de Natália Forcat

Sexo anal é um tema que reúne duas coisas que sempre foram motivo de vergonha para a sociedade ocidental: merda e sexo. Questões bem recorrentes são: dói? É bom? Suja?

Infelizmente, as respostas para essas perguntas são bem relativas. Certo mesmo é que de “lá” não saem flores. Mesmo assim, é melhor evitar o “cheque”, que são aqueles resquícios de fezes indesejados, e ter uma experiência mais agradável. Além de uma alimentação rica em fibras e ir ao banheiro horas antes do sexo, outra dica é fazer a chuca, também chamada de enema. Por isso, a Viração consultou o proctologista dr. Rubens Valarini e o médico dr. Ivan Jorge Ribeiro para esclarecer mitos e verdades sobre essa prática de higienização anal.

O que é o enema (chuca) e quais são as suas indicações?

Trata-se da introdução de líquido no ânus para realização de limpeza ou infusão de medicamentos no canal anal. É indicado em casos de impactação de fezes no reto, realização de exames, introdução de medicamentos e antes do sexo anal. Enemas adquiridos nas farmácias podem ser aplicados pela própria pessoa.

A chuca deve ser feita antes do sexo anal?

É importante para eliminar os resíduos fecais ali contidos. Isso não significa eliminar totalmente a possibilidade de contaminação. O enema provoca uma higienização e não uma esterilização do reto, podendo provocar contaminação no parceiro, caso não se utilize preservativo, que deve sempre ser usado, pois protege da contaminação bacteriana e das doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Algumas pessoas utilizam materiais alternativos para fazer a chuca, como o chuveirinho e até garrafa pet. Quais são os riscos?

Não é seguro, pois há riscos de provocar traumas no local, que acarretam em complicação grave, que, por vezes, necessitam de tratamento cirúrgico e deixam as pessoas mais vulneráveis às DST.

Mais dicas do dr. Ivan Jorge Ribeiro:

Na chuca caseira, evitar água clorada, que destrói a flora intestinal e não utilizar muita água de uma só vez. Muita gente deixa a água entrar até sentir dor, isso pode romper o intestino. O ideal é utilizar água morna ou fria e evacuar no vaso assim que sentir qualquer desconforto. Esse procedimento pode ser repetido algumas vezes, até sentir que a região está limpa o suficiente. Nesse processo, você pode usar no máximo um litro de água. Além disso, o excesso de água causa dificuldade de reter as fezes ou o contrário: o intestino pode se acostumar com a chuca e ficar “preguiçoso” e a pessoa não consegue mais evacuar normalmente. Fazer a chuca todos os dias também não é recomendado, porque pode perturbar a flora intestinal e causar diarreias e infecções.

 

Ver +

20 Comentários

  • Realmente o prazer como diz o nome, deve ser buscado sempre que possível, mais para o sexo anal, deve-se ter mais calma, gentileza e preparo, pois se for sem preparo pode não ser conveniente, sentir prazer anal é bom?, sim porem deve se dilatar antes o anos, fazer a higiene e usar lubrificantes, nós do sex shop Republica Sex (www.republicasex.com.br) vendemos produtos para a realização anal, plug, lubrificante e até masturbadores, faça sim, porem com calma, preservativos e lubrificante e terá um ótimo prazer, abçs a todos ok

  • Fantastico o post.

  • 1 litro? kkkkkkkk

    • Pois é, no máximo isso, segundo o Dr. Ivan Jorge Ribeiro! Saiba mais sobre prevenção e saúde sexual acompanhando nossas textos nas redes sociais: https://www.facebook.com/agenciajovem/?fref=ts

    • kkkkkkk pois é

  • Bruna, o melhor jeito de sentir menos dor é relaxar. E abrir ao máximo, curta o momento!

  • Como sentir menos dor?

  • Poderia fazer um post falando sobre como evitar a dor? Sofro muito fazendo sexo anal. Obrigada!

  • Legal! Gostei de saber que estou fazendo tudo certo. Para um ótimo sexo anal.

  • Gente, já tem um produto bem mais eficaz que chuveirinho e garrafa pet. Com o mesmo princípio, mas é bem mais delicado, discreto e prático. E ainda da pra carregar no bolso pra alguma emergência. A embalagem é super pequena. Você abre, desenrola, enche com água e depois de usar joga fora…. Vale conhecer o In-M… http://www.inm4you.com.br

  • ? ouvi falar uma porçao de coisas, nao tenho muita exp, mas parece que ha muito casos em que convem muito usar camisinha e outros que tudo bem de um modo ou de outro, mas de que modo preservar o bom funcionamento de qq modo? e evitar dor?

  • Bacana. Poderia desenvolver também a parte de dor – como evitar? Existem boas dicas a respeito.

  • Boa matéria – só tem um pequeno furo na primeira frase: NÃO é verdade que sexo sempre tenha sido motivo de vergonha para a humanidade. Em grande parte das culturas tradicionais do mundo essa vergonha não existe, ou existia. Esse é o testemunho p.ex. dos primeiros europeus a entrarem em contato com os índios brasileiros: a incrível naturalidade com que o sexo fazia parte do cotidiano – até com humor, mas não com vergonha!

  • É necessário um litro de água? Nunca fiz isso antes, sou magro, baixo, gostaria de saber uma quantia menor e um jeito mais prático para fazer isso. Estou com medo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *