Sesc Belenzinho promove série sobre Circo com a Cia Singular, Rainhas do Radiador e Trupe DuNavô

Série Conhecendo o Circo será transmitida pelo Facebook e Instagram do Sesc Belenzinho às quarta-feiras, apresentando técnicas circenses que dialogam com a Palhaçaria

A partir do dia 18 de Novembro de 2020, sempre às quartas-feiras, Sesc Belenzinho exibe a série Conhecendo o Circo, nos perfis do Facebook e Instagram @sescbelenzinho. Participam do projeto a Cia Singular, o coletivo Rainhas do Radiador e a Trupe DuNavô, artistas circenses que há anos se dedicam à pesquisa da palhaçaria em união com outras técnicas circenses como acrobacias, ventriloquia, ilusionismo, luta livre, grammelot, entre outras.

Criado exclusivamente para as redes sociais da unidade, Conhecendo o Circo é uma espécie de glossário, em que o público será convidado a conhecer mais do universo das artes circenses por meio de vídeos divertidos, explicando cada uma das técnicas e artifícios usados para compor uma obra circense.

Desde a história de cada técnica, passando por seus níveis de dificuldade e elementos de processos criativos, o projeto apresenta ao público o vigor desses artistas em cena e nos bastidores, sensibilizando a população e criando identificação com a diversidade técnica que compõe o Circo como linguagem.


A ideia é surpreender o público por diversos ângulos, demonstrando como cada um dos grupos atua com as técnicas com as quais se identifica. Esperamos ampliar o repertório da população e a compreensão sobre essa manifestação artística que é o Circo, ressaltando sua importância para a sociedade”, comentam Cia Singular, Rainhas do Radiador e Trupe DuNavô.

O público poderá navegar pela trajetória destes três importantes coletivos de São Paulo que se dedicam a pesquisar a linguagem da palhaçaria e suas vertentes, fazendo uso de outras técnicas circenses como elementos de cena e de criação de esquetes.

A Cia Singular, formada por Dario França e Fernando Proença, pesquisa há mais de dez anos a comicidade e a linguagem popular do Palhaço, transitando pela mágica, ventriloquia, música e malabares. O grupo trará vídeos que exploram a história e as técnicas da ventriloquia e do malabares.

Já o coletivo Rainhas do Radiador, formado por Loi Lima, Aline Hernandes e Ana Pessoa, que tem a palhaçaria e comicidade física feminina como fio condutor de sua pesquisa, apresentará as técnicas de Acrobacia Cômica, Tecido Cômico, Monociclo e Luta Livre, especialidade que ficou famosa na década de 1980 com o grupo Gigantes do Ringue. O grupo contará com a participação de Geisa Helena, palhaça, Cleciane Tomé, Cinegrafista e ilustrações de Juliana Ketendjian.

A Trupe DuNavô, formada por Gabi Zanola, Gis Pereira, Renato Ribeiro e Vinicius Ramos, pesquisa a linguagem da palhaçaria há mais de dez anos, utilizando o espaço urbano e a interação que se estabelece entre o palhaço e as pessoas nesse contexto, como matéria prima de seus processos de criação. O grupo apresentará vídeos abordando a Dramaturgia, a técnica de Grammelot, Palhaçaria Feminina e Música na palhaçaria, com edição de André Grynwask.

CONHECENDO O CIRCO (Grátis – Livre)
Quando:
De 18 de novembro de 2020 a 27 de janeiro de 2021. Quartas-feiras.
Plataforma para assistir: Facebook e Instagram da unidade (@sescbelenzinho)

Programação:

  • Homem branco vestido como palhaço de circo segurando cartaz com dezenho do personagem menino maluquinho
  • Três pessoas vestidas como palhaços de circo
  • Ao ar livre, duas pessoas fantasiadas seguram uma grade na frente de uma outra pessoa sentada no chão.
  • Homem branco com maquiagem de palhaço de circo segura duas bolinhas vermelhas
  • Homem branco segura garrafas de malabarismo
  • Duas pessoas dançando em frente a um fundo vermelho
  • Três pessoas fantasiadas de palhaços em cima de uma moto preta.
  • quatro pessoas fantasiadas de palhaço de circo seguram e apontam um cartaz escrtio "Trupe DuNaVô"
  • Pessoas fantasiadas de palhaços de circo dançando

Cia Singular apresenta Malabares, Ventriloquia com Bonecos e Objetos

Ventriloquia com bonecos– O vídeo conta a trajetória da ventriloquia tradicional com bonecos, técnica que possui uma história, uma estrutura e um caminho pouco conhecidos.

Ventriloquia com objetos – A origem da ventriloquia não é baseada apenas relação com bonecos. Nesse vídeo, são explorados o treino, a pesquisa e a variedade de possibilidades dessa arte.

Malabares – O universo do malabares, sua história milenar e a variedade de técnicas e equipamentos. Um convite para que mais pessoas pratiquem malabares como profissão, hobby ou como coadjuvante na manutenção das saúdes física e mental.

Rainhas do Radiador apresenta Acrobacia Cômica, Luta Livre, Monociclo e Tecido Cômico

Acrobacia Cômica – A técnica utilizada na comicidade em geral chegou com grande força no cinema mudo no início do século XX. Tropeços, quedas, trupicões, tapas e movimentos acrobáticos com acidentes serão apresentados.

Luta Livre – Personagens exóticos, figurinos fantásticos e golpes quase sempre coreografados.

Mulher Pantera, Lana Campos e Indiany são alguns dos nomes que fizeram história no ringue.

Monociclo – Sabe aquela bicicleta de uma roda só tão famosa no circo? É preciso muito equilíbrio para pilotar esta excêntrica bicicleta! Neste vídeo cheio de destrezas e palhaçadas, um pouco desta história!

Tecido cômico – Habilidade, força e coordenação! Este aparelho trabalha o corpo de forma tão completa que hoje não é apenas encontrado nos circos! Descubra por que até mesmo nas alturas é possível provocar o riso!

Trupe DuNavô apresenta Palhaçaria Feminina, Grammelot, Dramaturgia, Música e Palhaço

Palhaçaria feminina – E a palhaça afinal o que é? Você sabe como foi que a mulher virou palhaça? E o que é ser palhaça? Conheça a arte da palhaçaria feminina!

Grammelot – Hajdabid. Laveripodikani. DODIEHEN. Uleketonton.

Música e palhaço – Imagine um palhaço entrando no picadeiro.. Que sons você escuta? Além das costumeiras gargalhadas do público existe sempre uma sonoplastia que acompanha as cenas. Já parou pra pensar na importância da música na palhaçaria? Vamos ver o casamento entre a música e o palhaço.

Dramaturgia – Você sabe o que é dramaturgia? Existe uma arte por trás de toda boa história (e das más também) e é sobre ela que o vídeo aborda: a arte de criar histórias para que outros deem vida a elas nos picadeiros e palcos do mundo.

+ SESC NA QUARENTENA 

Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital
Assessoria de Imprensa Cia Singular, Rainhas do Radiador e Trupe DuNavô
Luciana Gandelini – Cel (11) 99568-8773 – lucigandelini@gmail.com
Assessoria de Imprensa Sesc Belenzinho
Poliana M. Queiroz – imprensa@belenzinho.sescsp.org.br

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *