Seminário sobre cultura de paz nas escolas e ações em redes acontece em Belém

cultura de paz_ajn

Edna Nunes e Bianca Marvão, de Belém (PA) | Imagem: Tales Carvalho/Flickr

O projeto Rede Escola Cidadã, da Universidade da Amazônia (Unama), realiza no próximo dia 22 de agosto, o seminário Ações em rede: tecendo paz nas escolas. O evento acontecerá no auditório David Mufarrej, localizado no campus da Unama da Alcindo Cacela, em Belém (PA), das 8h às 13h. A ação tem o apoio da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa)/ Unama e patrocínio do Instituto C&A.

Com o objetivo de explicitar e vitalizar o potencial de ações em rede, estratégias para a construção de uma cultura de paz no espaço escolar, foram convidados como palestrantes o Professor e teólogo Dirk Oesselmann, da Universidade da Amazônia e da Evagelische Hochschule Freiburg, na Alemanha; e o jornalista Adriano Guerra, consultor do Instituto C&A e um dos fundadores da ONG Oficina de Imagens – Comunicação e Educação.

Dirk Oesselmann abordará sobre a paz nas escolas como consequência de um investimento educacional integral, focado na construção e vitalização de valores positivos, incluindo a espiritualidade. Adriano, por sua vez, fará uma explanação a respeito da construção de ações em rede, na perspectiva de alcançar uma cultura de paz.

A expectativa é reunir profissionais da rede pública de ensino, pesquisadores das áreas de comunicação e direitos humanos e representantes da sociedade civil.

O Projeto

A Rede Escola Cidadã é uma ação interinstitucional e interdisciplinar constituída para fortalecer vínculos familiares e comunitários como mediação básica para construir uma cultura de paz no espaço escolar. A intenção é atuar de forma conjunta e articulada, evidenciando as potencialidades e serviços das organizações envolvidas com escolas da rede pública de Belém.

A iniciativa busca ainda contribuir para que a escola seja um espaço mais prazeroso, a partir da mobilização da família e da comunidade em prol da qualidade educacional. Além disso, tem a intenção de criar tecnologias que potencializem o protagonismo de famílias, crianças e adolescentes na perspectiva da autonomia, assim como articular programas, projetos e serviços de organizações públicas e da sociedade civil em prol da qualidade educacional.

Fazem parte da Rede: Defensoria Pública/NAECA, FIDESA, Fundação Papa João XXIII, Lar Fabiano de Cristo, Ministério Público, Museu Emílio Goeldi, Polícia Militar/CIPOE, Polo de Leitura Resistência Guamazônica, Rede Nacional de Jovens Comunicadores, Secretaria de Estado de Educação do Pará, Secretaria Municipal de Educação de Belém, Tribunal de Justiça/CEIJ, UNAMA.

Tá na mão

Para mais informações, entre em contato com Edna e Bianca, pelos contatos:

Edna Nunes (91) 8827-6531/ 9125-1103 – edna239@gmail.com

Bianca Marvão (91) 8284-0020 – biancamarvao@gmail.com

 

Historiador, educador do Instituto Universidade Popular e membro do Instituto Amazônico de Comunicação e Educação Popular - IACEP.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *