Seminário discute desafios do Ensino Médio na América Latina e Caribe

BOGOTÁ – Como é o acesso dos adolescentes e jovens latino-americanos ao Ensino Médio? Qual a qualidade da educação que lhes é ofertada e qual o sentido da escola na vida deles? Essas são algumas das questões centrais que serão debatidas no ‘Seminário Regional sobre Ensino Médio na América Latina e Caribe’, que começa hoje, 29/05, na cidade de Bogotá, na Colômbia.

O encontro, que termina na próxima sexta-feira, dia 31, é uma iniciativa da Campanha Latino Americana pelo Direito à Educação e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Instituto Internacional de Planejamento da Educação Unesco/Buenos Aires, a Oficina da Unesco em Santiago (Chile), a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura e a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal). A Coalização Colombiana pelo Direito à Educação será a anfitriã do evento.

Estudantes, educadores, ativistas, pesquisadores e sindicalistas de diversos países da região participam dos debates sobre os desafios centrais do Ensino Médio e farão recomendações relacionadas aos processos de definição das políticas públicas na área, a partir de três eixos: Culturas juvenis no imaginário da sociedade e da escola; Relevância, sentido e não discriminação no Ensino Médio; Gestão democrática: definição e formulação das políticas e práticas educativas.

Durante os dias de encontro, os participantes devem buscar respostas sobre as questões que impactam em baixas taxas de conclusão do Ensino Médio, constatadas na região, além de discutir as expectativas dos jovens em relação a essa etapa escolar e de que forma a escola está preparada para responder a elas. A participação dos jovens como sujeitos do processo de aprendizagem e o respeito à diversidade e à complexidade da juventude também pautam as discussões do encontro, bem como a contribuição da escola na formação de sujeitos autônomos e críticos, comprometidos com a vida pública e a dignidade humana.

Pesquisa pretende ouvir jovens a respeito da Educação Secundária na América Latina

Coms informações da Campanha Latino Americana pelo Direito à Educação (CLADE)

 

 

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *