Seminário com e para os jovens: a escola que queremos!

Por Beatriz Moreira, de Salvador

O seminário sobre Politica de Adequação Idade/Ano Escolar para Jovens de 15 a 17 anos retidos no Ensino Fundamental no Programa Mais Educação está dando a oportunidade dos jovens poder expressar suas opiniões sobre a escola nós queremos, proporcionando a chance de uma escola melhor para todos.

Para o seminário foram convidados 18 jovens de escolas públicas do Brasil para representar a todos os alunos, os estados participantes são: Rio Grande do Sul, Bahia, Distrito Federal, Maceió, Rio de janeiro e São Paulo.  Além disso, estamos contribuindo para a cobertura jovem do seminário, com apoio da ONG Viração.

No domingo, um dia antes do evento, foi feito a primeira reunião para nos ouvir e o assunto foi: O que deveria ser levado mais a sério pelas escolas públicas.

O programa Mais Educação proporcionou a chance de falarmos o que nós queremos na escola. Foram ouvidas as opiniões de todos nós sobre a escola: “Escola chata, só quadro, rotina todo dia…”   E o que deviria mudar? “Mais diálogos entre alunos e professores, mudanças nas aulas, aulas de campo…”

Para a cobertura educomunicativa famos produzir, ao longo do evento, fanzines, jornal mural, vídeos com entrevistas, fotos, textos entre outros. Hoje,  11 de novembro, teve uma palestra com e para os jovens,  aos poucos as escolas publicas têm melhorado, mas ainda temos que diminuir o número des mais de 3 milhões de jovens com idade de 15 a 17 anos que ainda estão no ensino fundamental.

Está disposto a mudar isso? E como seria uma escola “dos sonhos” para você?!

Vania Correia

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *