São Paulo elege conselheiros de juventude neste domingo

 matéria_capaconselho

Da Redação

Acontece neste domingo (2 de agosto) a eleição para o Conselho Municipal de Juventude, órgão responsável por discutir, monitorar e formular políticas públicas voltadas ao público juvenil.

Jovens de toda a cidade vão escolher 21 representantes de diferentes segmentos para a composição do Conselho. Cada um poderá votar em duas entidades de apoio às causas juvenis e um representante da região onde mora. Além disso, também será possível votar em um candidato de cada eixo temático: educação; trabalho, emprego e geração de renda; esporte e lazer; saúde e meio ambiente; diversidade religiosa; deficiência e mobilidade reduzida; juventude negra; jovens mulheres; diversidade sexual; cultura e arte; moradia;inclusão digital e acesso às novas tecnologias; mobilidade, direito à cidade; movimento estudantil.

Veja aqui os pontos de votação e a relação de candidatos 

Vira no Conselho

A Viração é candidata a uma vaga de Entidade de Apoio. Ao longo de doze anos, a Vira tem se dedicado a apoiar e fortalecer a causa juvenil, seja por meio da produção colaborativa de comunicação por adolescentes e jovens, que visibilizam as demandas, olhares e ideias da juventude; seja por meio da participação em diferentes espaços de mobilização e discussão das políticas, ações e programas voltados aos jovens.

Agora a Viração quer contribuir com este importante espaço de participação para a juventude paulistana, agendando temas relacionados ao direito à comunicação dos jovens e fortalecendo tantas outras pautas juvenis. Concorrem pela Viração a educomunicadora Elisangela Nunes Cordeiro como titular e o educomunicador Bruno Ferreira, como suplente.

Sobre o Conselho

O Conselho Municipal dos Direitos da Juventude é um órgão autônomo e representativo dos jovens da cidade de São Paulo, que tem como função fiscalizar as políticas públicas voltadas para a juventude e pensar em modos de ampliar e assegurar seus direitos. Foi criado em 2008 e em janeiro de 2015, o prefeito Fernando Haddad aprovou a Lei Nº 16.120, que altera a composição do Conselho, tornando-o paritário, ou seja, com o mesmo número de representantes do governo e da sociedade civil e garantindo também a paridade de gênero.

Sobre as eleições

As eleições acontecem neste domingo (2), das 8h às 17h, em diferentes pontos da cidade. Para votar o candidato deve ter entre 15 e 29 anos e estar de posse de um documento com foto e comprovante de endereço (em seu nome ou dos pais) ou título de eleitor. Caso não possua comprovante de residência, o eleitor pode apresentar uma autodeclaração. Ao todo, onze urnas estarão disponíveis pela cidade, sendo que cada eleitor pode votar na urna da região onde mora, com exceção dos moradores da zona oeste que poderão votar no CEU Campo Limpo, Centro Cultural São Paulo ou CEU Perus.

Veja aqui os pontos de votação e a relação de candidatos 

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *