Rio+20: participantes de todo o mundo chegam cheio de expectativas

Por Ivana Dorali Feijó

Os olhos do mundo estão voltados para o Rio de Janeiro. Afinal de contas, a Cidade Maravilhosa é palco da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Chefes de Estado, delegados, representantes da sociedade civil organizada e empresários de todos os continentes mobilizados em prol da sustentabilidade do planeta. Mas o que pensam os participantes? O que esperam dessa conferência? “A palavra chave é comprometimento, sem isso nada acontece. Sem comprometimento de todas as partes tudo será em vão”, acredita a ganense Grace Wanene, representante da Young Orgnics – International NGO, que vem pela primeira vez ao Brasil para participar do encontro.

Ativista do Movimento ATD Quarto Mundo, Cintia de Carvalhaes acha que a parada está nas mãos da sociedade civil. “Os governantes não estão verdadeiramente preocupados com isso”, afirma. Ela trouxe para compartilhar na Conferência um vídeo fruto das experiências que teve na Guatemala, Honduras e El-Salvador. Onde teve a oportunidade de conviver com pessoas em estado de extrema pobreza e ver ações de concretas. “São indivíduos que nem têm consciência que estão realizando ações de sustentabilidade. Catam lixo, fazem reciclagem, se juntam para fazer a melhoria da comunidade que vivem. O papel dessas pessoas precisa ser discutido, devido a relevância que tem”, lembra Cíntia.

E para se comprometer não tem idade. A prova disso é a participação da pequena Kehkashan Basu de 12 anos. A indiana é embaixadora da Tunza Eco Generation no Oriente Médio. Basu nasceu 05 de junho, dia do Meio Ambiente e da Ecologia, e acredita que isso tem um significado, por isso pretende fazer a parte dela. “Nós somos o futuro. Teremos o futuro que construirmos e eu quero viver num lindo planeta”, sonha a menina.

Ver +

1 Comentário

  • Tão bacana ver a RIO+20 recebendo gente do mundo todo, com muita bagagem e experiencia pra compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *