Rio de Janeiro terá flashmob sobre trabalho infantil nesta sexta (25)

Na sexta, dia 25, cerca de 100 adolescentes e jovens que participam do 5º Encontro Nacional do MJPOP (Monitoramento Jovem de Políticas Públicas), que acontece esta semana em Belford Roxo (RJ), farão um flashmob (rápida manifestação coreografada) com a intenção de sensibilizar os moradores do Rio de Janeiro sobre a questão do trabalho infantil. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), atualmente 4,2 milhões de crianças no Brasil estão em situação de trabalho.

Os participantes irão se apresentar ao som da música “Criança não trabalha, dá trabalho”, sucesso do grupo Palavra Cantada. O flashmob acontecerá em três locais da cidade: às 8h na Central do Brasil, às 9h no Largo da Carioca e às 10h na Cinelândia. A ação tem o apoio da Fundação Telefônica.

Encontro

Desde 2007 a Visão Mundial fez a opção de capacitar adolescentes e jovens, trabalhando junto com eles pela melhoria na efetivação das políticas públicas e dos serviços nas cidades em que eles vivem. Assim surgiu o MJPOP, que nos últimos cinco anos engajou adolescentes e jovens na transformação das condições de vida em suas comunidades.

Atualmente a Visão Mundial apoia 35 grupos de trabalho, na faixa etária dos 14 aos 29 anos de idade, em 22 cidades de nove estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas. Todos os grupos atuam politicamente na reivindicação do direito à saúde, à educação, no enfrentamento ao trabalho infantil e no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante esta semana, de 21 a 26 de janeiro, 100 participantes dos grupos de monitoramento, de todos os Estados, estão reunidos no Rio de Janeiro, discutindo sobre a participação política na saúde pública, sobre os partidos políticos como espaços de representação, sobre a influência juvenil na redução da desigualdade social. O encontro terá participação da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que ouvirá os adolescentes e jovens participantes do MJPOP sobre os objetivos do milênio e caminhos para superar a desigualdade do mundo, além da Fundação Telefônica, parceira da Visão Mundial em programa de combate ao trabalho infantil.

Leia também:

– Ocupação dos espaços de públicos de poder e atuação partidária são discutidos em encontro do MJPOP

– Para discutir participação política e monitoramento de ações públicas, juventude do MJPOP realiza 5º encontro nacional

 

 

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *