Renajoc e Viração se preparam para o 4º Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s

Entre os dias 9 e 14 de julho de 2013, a cidade de São Paulo vai sediar o 4º Enajoc – Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores, organizado pela Viração Educomunicação e pela Renajoc. O Encontro vai reunir 60 adolescentes e jovens de 21 Estados brasileiros e do Distrito Federal, que participam dos Conselhos Virajovens – núcleos locais que produzem a Revista Viração – e das ações da Renajoc (Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores).

Durante os seis dias de encontro, os participantes vão fazer o planejamento anual da Rede e também da Revista Viração. Os adolescentes e jovens traçarão novas estratégias e intervenções e participarão de atividades de formação, ministradas por convidados externos, equipe da Viração e integrantes da Renajoc, com temáticas relacionadas à comunicação, ação em rede, participação e sustentabilidade.

Durante o 4º Enajoc vai acontecer o Seminário Juventudes e Comunicação, no prédio da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 11 de julho de 2013, que deve reunir especialistas em Comunicação, Educação e Direitos Humanos, além de gestores de mídias comunitárias. A proposta do Seminário é promover a reflexão e formação dos adolescentes e jovens presentes sobre o acesso aos meios de comunicação e o seu papel na educação da sociedade.

As reflexões do seminário e as atividades de formação devem contribuir para o repertório dos participantes que, nos dias 12 e 13 de julho, estarão imersos no Planejamento das ações da Renajoc e Rede Virajovem para os próximos dois anos. Essas atividades estão previstas para acontecerem na Viração Educomunicação, sediada na Rua Augusta, 1239, conjunto 11, São Paulo – SP. 

Confira depoimentos de alguns participantes

“Espero que seja um encontro que renove nossas esperanças na militância, que seja um momento único na troca de experiências, aprendizagem e amizade!”

Jéssica Delcarro, 21 anos, Pinheiros (ES)

“Espero trocar ideias, conhecer metodologias e pessoas diferentes. Quero fazer com que as mobilizações do Recife sejam maiores, a partir das técnicas de trabalhar com jovem, que espero também aprender.”

Luiz Felipe Bessa, 17 anos, Recife (PE)

“Que seja um encontro repleto de partilha, troca de experiência, aprendizado, união, onde tod@s possam falar sobre os seus conselhos virajovens, Renajoc. E que tod@s voltem com as malas bem carregadas de ideias novas, para serem desenvolvidas em suas regiões!”

Cláudia Maria Ferraz, 29 anos, São Gabriel da Cachoeira (AM)

“O 4º Enajoc é atualização. Além de rever amigos e comemorar os 10 anos da Vira, será um momento importante para avaliarmos e direcionarmos nossas ações como adolescentes e jovens comunicadoras e comunicadores. É a oportunidade avançarmos na estruturação da Renajoc e de pensarmos nos próximos anos como Virajovens.”

Webert da Cruz, 18 anos, Brasília (DF)

 

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *