Relatório Final do IV Fórum da Internet inclui participação de adolescentes e jovens nas discussões sobre governança

Jovens_Forum

O relatório final do IV Fórum da Internet no Brasil, lido em plenária realizada na tarde deste sábado, 25 de abril, último dia do evento, contemplou a participação de adolescentes e jovens na discussão sobre governança da internet. O documento fez menção a essa articulação, que contou com a participação de integrantes da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc) durante a trilha Segurança e Privacidade.

As falas sobre essa trilha, durante a plenária final, abordaram basicamente essa questão, não prevista pela organização do evento. Sobre a questão, a educadora social Eloá destacou a ausência da inclusão de crianças e adolescentes na discussão sobre internet no Brasil no documento final do Net Mundial, evento fechado realizado na última semana pelo governo federal, que reuniu representantes de 90 países para discutir a questão da governança na internet, ressaltando a importância de envolver esse público na discussão.

Cláudia, pesquisadora da USP da relação entre criança e internet também se manifestou a respeito da questão. Em planária, falou sobre a necessidade de pensar em mecanismos que utilizem a tecnologia para reforçar a segurança ao público infantil, uma vez que as crianças já estão naturalmente “mergulhadas na internet”. Para ela, é preciso ir além de ensinar sobre cuidados que se deve ter em rede.

Thiago Tavares, da Safernet, afirmou que participaram desta edição do Fórum da Internet no Brasil cerca de 30 jovens que realizaram o estudo do Marco Civil da Internet. Ele ressaltou ainda que cerca de 20 por cento dos usuários da rede mundial de computadores são jovens, dado        que reforça a necessidade de envolver esse público nas discussões sobre internet.

Da Redação | Imagem: Gutierrez de Jesus

Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *