RAP DEZ: da Revista Viração para as páginas de um livro

O cartunista Marcio Baraldi já está finalizando seu novo livro:”RAP DEZ, o primeiro personagem rapper dos Quadrinhos”.Trata-se de uma coletânea do seu personagem que é publicado desde 2003 na revista Viração,publicação mensal para adolescentes com linha editorial politizada e militante.

Mais que uma simples revista, a Viração é um projeto social,com apoio do Ministério da Cultura, da Unicef e da Unesco e conta com a participação direta de jovens estudantes do ensino médio e universitários na sua pauta e produção. Além de Baraldi,a revista conta com grandes ilustradores como Natalia Forcat, Lentini, Marcelo Rampazzo e o mestre Novaes.

Baraldi criou o personagem Rap Dez desde o inicio da revista Viração, que logo se tornou o mascote da publicação, sendo o primeiríssimo personagem rapper a surgir nos quadrinhos mundiais. Suas histórias são todas narradas em versos rimados, como um rap de verdade, sempre retratando temas politizados de interesse da juventude, tudo com o bom humor e energia positiva, típicos de Baraldi.

O livro segue o padrão caprichado do cartunista, com 52 páginas coloridas em couché,capa plastificada e traz prefácios de Paulo Lima (editor da Viração) e do escritor Ferréz, além de depoimentos de vários artistas do rap como DJ HUM, Rappin Hood, XIS,Toni C e de outras personalidades como os mestres da HQ brasileira Emir Ribeiro, Fernando Ikoma e Getulio Delphim, além do jornalista Osvaldo Bertolino.Como “cereja no bolo”, o livro ainda traz duas caricaturas do Baraldi feitas pelos mestres da HQB Osvaldo Talo e Fernando Ikoma.O livro já está na gráfica e tem previsão de lançamento para setembro.
Para conhecer melhor o personagem Rap Dez clique AQUI

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *