Quem é você quando o assunto é segurança na internet?

Descubra se você está seguro com o Iure, robô do projeto U-Report Brasil.

Por Juliane Cruz / U-Report Brasil

“Quando o assunto é segurança na internet, existem quatro tipos de pessoa: a perdida com a tecnologia, a que dá aulas para tiozão do zap, aquela que parece estagiária do FBI e a que é mestre jedi da internet”. É dessa forma que Lure, o robô do projeto U-Report Brasil, iniciativa global do UNICEF implementada pela Viração em nosso país, define os perfis de comportamento dos usuários na internet.

Em um levantamento realizado pela plataforma no ano passado, 75% dos jovens afirmaram que se preocupam com o que acontece com seus dados na internet. No entanto, 69% afirmaram não saber o que empresas fazem com os dados coletados nos sites e aplicativos. Nessa perspectiva, 90% acreditam que escolas desenvolverem ações sobre o tema segurança e privacidade na internet é importante.

O teste de segurança na internet pode ser realizado através do WhatsApp ou do Facebook e consiste em uma série de afirmações sobre comportamentos na internet – do uso de senhas ao envio de nudes que identificam a pessoa retratada – onde você pode responder SIM caso façam parte de seus hábitos e NÃO caso não façam.

Suas respostas geram a pontuação que determina qual dos quatro tipos de usuários da internet você é. Logo no início do teste, o robô destaca que todas as respostas são anônimas e sigilosas – um dos principais princípios do projeto. O teste pode ser acessado enviando a palavra-chave InternetSegura para o número (61) 9687-1768 ou para a página U-Report Brasil no Messenger do Facebook.

Diante do período de distanciamento social, a tendência é passar mais tempo online. Por isso, saber como usar a Internet de forma segura e positiva é ainda mais necessário para evitar os perigos da rede. Sob essa ideia, além do teste, a plataforma U-Report também desenvolveu uma central de informações com dicas de segurança que vão de como desmascarar notícias falsas à denunciar crimes cibernéticos.

A central pode ser acessada logo após a realização do teste ou, de forma direta, enviando a palavra-chave InternetInfo para o número (61) 9687-1768 ou para a página U-Report Brasil no Messenger do Facebook.

Imagem mostra tela de código html.
Imagem de James Osborne por Pixabay 

U-Oquê?

O U-Report é um projeto global do Unicef implementado pela Viração Educomunicação no Brasil. Funciona como uma ferramenta de participação social no meio digital que tem como objetivo mobilizar e envolver a juventude em discussões sobre seus próprios direitos.

Basicamente, o projeto atua por meio de um chatbot social (um robô) programado para trocar ideia com adolescentes e jovens através do Whatsapp e do Messenger (Facebook). Através de enquetes, a plataforma coleta informações que ajudam a entender as diferentes realidades e a conhecer as opiniões de adolescentes e jovens sobre questões que afetam as suas vidas. Além disso, são distribuídos conteúdos educativos por meio de centrais de informação, desafios temáticos, transmissões ao vivo, entre outros.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *