Que tal participar da Rio +20?

Por: Aleska Drychan, Bruno Ferreira e Evelyn Araripe

Dia 15/06 a galera da Agência Jovem de Notícias se reuniu com a Plataforma de Centros Urbanos, Cidade Escola Aprendiz e Escola Estadual Carlos Maximiliano para discutirem suas relações com o meio-ambiente e a Rio+20, Conferência da ONU sobre meio ambiente e sustentabilidade que vai rolar no próximo ano, na cidade do Rio de Janeiro. Os jovens se organizaram em grupos, por sorteio, para conversar sobre a utilização dos recursos naturais no cotidiano, com a mediação de um jovem facilitador. A cada 30 minutos, os jovens mudavam de grupo, e entravam em uma nova mesa de discussão com pessoas e temas diferentes.

Em uma das mesas, os participantes conversaram sobre a percepção de diferentes lugares da cidade como São Paulo. Alex Augusto, de 20 anos, jovem do Aprendiz, disse que tanto no meio urbano como no rural pode haver desrespeito ao meio ambiente. A facilitadora da mesa, a jovem Sabrina Silvestre, de 18 anos, também do Aprendiz, concluiu pela discussão que “não importa se o meio é urbano ou rural, o que fará a diferença é o comportamento das pessoas”, disse.

Em outra roda, rolou uma interessante discussão sobre a relação dos jovens com o consumo. A facilitadora Sabrina Martins, de 16 anos, conhecida como Sabiá, trouxe um dado importante ela diz que sete, em cada 10 jovens brasileiros, são adeptos à cultura do consumo. “Tem gente que entra em um shopping e não sai enquanto não compra alguma coisa”, opina Ingrid Pierazzo, de 17 anos, participante dessa roda. “A mídia apresenta as coisas de uma forma que não é a realidade, se você tem você é melhor que os outros”, afirma Taciane, de 17 anos, participante do debate. “O consumo é uma forma falsa de felicidade. Às vezes conversar com os amigos é o que faz você feliz. Neste caso, o ideal é mudar o foco da felicidade”, completa.

Sabiá também enfatizou em suas rodas de debate e conversa a questão do tempo. “Participei de três mesas e em todas levantaram a questão do tempo”. Na mesa sobre a qualidade de vida não foi diferente, claro. Taciane disse que apenas 16% dos paulistanos praticam atividade física. “Isso por conta da falta de tempo.” E Ingrid ainda complementa: “todos passam a semana inteira esperando o final de semana, mas quando ele chega às pessoas só descansam.”

 

Pois é, precisamos mudar

O consenso desse encontro entre jovens de diferentes organizações foi: alguma coisa precisa ser mudada. Ao aproximarem a questão ambiental com o seu cotidiano, os jovens perceberam que a mudança está próxima e que são pequenos detalhes do dia-a-dia de cada um que farão toda a diferença.

Quem ajudou eles a perceberem isso, foram os também jovens João Felipe, consultor da UNICEF, e Thiago Alexandre Moraes, representante do REJUMA no CONJUVE que bateram papo com os participantes e responderam as perguntas que foram formuladas nas rodas de conversa. A roda de perguntas e respostas também ajudou os jovens a entenderem melhor a importância da participação jovem na Rio +20, um momento em que o mundo estará de olho no Brasil para discutir questões polêmicas da área ambiental.

 

Então que tal participar da conferencia Rio+20?

Muitas discussões e articulações de adolescentes e jovens, além de jornalistas e comunicadores já estão rolando pelo Brasil para que a Juventude brasileira marque presença nesse importante evento, levando os seus anseios e ações que já estão em prática e podem servir de exemplo para outros países.

Acompanhe o que está rolando na sua cidade e compartilhe aqui na Agência Jovem de Notícias. Ficar de olho no site do REJUMA pode ser um ótimo ponta pé inicial para encontrar outros adolescentes e jovens interessados em meio ambiente e, claro, na Rio +20.

Participe!

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

22 Comentários

  • Feira de Ciências da UFRJ, evento gratuito. Dias 8 a 11 de outubro de 2012, Campus UFRJ. As inscrições estão abertas. Com prêmios bolsa jovem cientista de 1 ano,medalha, troféu, laptop, tablet e câmeras. Escolas que enviarem mais de 20 trabalhos, haverá ônibus para o transporte dos alunos com camisa e bolsa ecobag, etc. Participe: http://www.igeo.ufrj.br/femcegeo

  • ola meu nome e thaina tenho 17 anos e estou enteressada no rio+20 e queria saber quais sao os pises que estao participando desse projeto?

  • Nossa tecnologia esta afetando nossos atomos e a bilogia do Planeta que tanto dependemos, O Planeta terra é Única casa que conhecemos no universo.

    “CUIDADO COM A MEMÓRIA DE SEU HABITAT”
    A radiação ou gás radônio do sub-solo ou memória de seu habita tem relação direta com a energia e o estado de comportamento de seus moradores. Tudo o que pensamos e fazemos, as escolhas, os sentimentos, sejam bons ou ruins, são energias. (quem esta no comando!!!)

    Welton Santos
    arq. perito geobiólogo

  • Olá, tenho 13 anos e estou muito interessada na Rio+20. Moro em Itabuna-Bahia, gostaria de saber alguém que more por aqui e que me manda informações, gostaria muito de participar dessa causa. Quem souber algum movimento realizado na minha cidade, manda uma mensagem pro meu email: jujubitinate@hotm… Bjoo

  • estou promovendo uma festa no dia 9 de junho para financiar a viaje para rio mais 20

  • moro em roraima e ainda ninguem mim covidou para rio mais 20 preciso faser uma exposiçao mais nao tenho codiçoes de patrocinar a viagem . quero muito mostrar para o mundo o que estou fazendo aqui em caracarai roraima veja no site http://www.mearr.com.br

  • Preciso mostrar para o mundo o que desenvolvi. estou produzindo moveis e utilitarios domesticos de tampas de latas. confira no site http://www.mearr.com.br

  • ajuda ai porfavor …
    o nome dos paises que irao participa do RIO + 20
    e trabalho da escola…

  • fasssa seu pais ficar bom vamos economizar agua colaborrre

  • Como participar do Rio+20? mercadorealbr@gmail.com

  • posso afirmar que a rio mais vinte é fundamental para sobrevivencia da especie humana.

  • Estou produzindo moveis e utilitarios domesticos de tampas de latas de cervejas e refrigerantes gostaria de faser uma exposiçao completa de todos os modelos que estou produzindo. o mundo precisa saber desse processo inovador. http://www.mearr.com.br

  • olá sou estudante de Relações Internacionais, e gostaria de participar do Rio+20,mais quero participar junto à essa campanha da Rio+Voce essa mobilizção global de jovens rumo à Rio+20.

    Abraços!!!

  • Olá,
    Sou graduanda da FAUUSP, e gostaria de participar da RIO+20, e como estudante de arquitetura como eu poderia contribuir para a agencia jovem? gostaria de participar mas não sei como. Eu estudo sobre materiais sustentáveis, pensando que a construção civil é o setor que mais gera impacto no meio ambiente, eu acho muito importante a conscientização dos arquitetos dos resultados dos seus projetos…

  • Olá,

    Gostaria muito de participar da Rio + 20, mas não pertenço a nenhuma ONG, tenho formação em nível de mestrado em engenharia ambiental, sou professora de curso técnico em meio ambiente, participei do 5 Forum Brasil Alemanha para o desenvolvimento sustentável(Sttutgart)com apresentação de projeto. Gostaria muito de interagir na Rio + 20, como faço???

    Ab
    Claudia

  • 0lá! Sou Engenheira Ambiental e gostaria de participar da Rio + 20. Entretanto, não participo de nenhuma ONG. Como faço para participar da RIO + 20?
    Att, Bárbara.

  • Bom dia!

    Estou fazendo um mestrado na area de gestao ambiental na França. Gostaria de saber como posso participar do Rio +20. Penso que alguns professores da minha faculdade gostaria de participar também!

    • Olá Evelyne,
      Existe muitas formas de participar da Rio+20. Além da programação oficial da ONU, que você pode solicitar a sua participação no link: http://esango.un.org/irene/?page=viewContent&nr=382&type=22&s=15 você também pode se envolver nas atividades da Sociedade Civil, que tendem a ser sempre mais vivas e dinâmicas do que as negociações globais.

      A Agência Jovem de Notícias e a Viração, por exemplo, fazem parte da Rio+Você, uma mobilização global de jovens rumo à Rio+20, que quer levantar o debate de como nossas ações individuais e em nossos grupos e comunidades podem levar ao modelo de transição e de mudanças que buscamos.

      Em breve vamos falar mais dessa campanha por aqui e já fica o convite para vocês fazerem parte dela!

      Abraços,
      Evelyn

  • CARTA ABERTA AOS ORGANIZADORES DA RIO + 20

    EFEITO ESTUFA
    COMO NEUTRALIZA-LO GERANDO LUCRO
    (Regeneração do Período Carbonífero)

    Diante do fracasso das iniciativas mundiais em propor tecnologias capazes de conter o Efeito Estufa e suas conseqüências nefastas e desastrosas, venho trazer a público o Projeto-Proposta, resultado de minhas pesquisas, visando eliminação do problema de forma radical e definitiva e, principalmente, por fim ao risco de trágico desastre que se avizinha tão rapidamente:
    A Asfixia e extinção da vida animal na qual nos incluímos!
    Quero apenas o direito de ser ouvido como cidadão, como especialista, apresentar e debater a minha proposta para que os ilustres organizadores a avaliem e dêem oportunidade para que haja um debate público e que, dessa forma, julguem a viabilidade ou não do mesmo.
    Segue abaixo um resumo para não cansar, nem enfadar os leitores.
    O Projeto completo está à disposição a quem possa interessar!

    Pontos fortes da proposta: Resumo
    a) Utiliza a energia primaria, o sol, para ativar a fotossíntese com a utilização da água, do próprio gás carbônico e a luz para produzir a biomassa, o verde, capturando dessa for o carbono;
    b) Até a presente data, não existe proposta para resolver tão urgente e grave problema à nível global. A minha proposta/projeto resolve o problema do Efeito Estufa de forma radical e definitiva;
    c) Com 12 (doze) toneladas de carbono assim capturadas na biomassa, serão retiradas da atmosfera 44 (quarenta e quatro) toneladas de gás carbônico e devolvidas 32 (trinta e duas) toneladas de oxigênio. Resumindo: Com apenas 12 (doze) toneladas de carbono capturadas, purifica-se e enriquece-se 76 (setenta e seis) toneladas do ar que respiramos;
    d) Com a captura do carbono, também serão retirados outros gases tóxicos presentes na atmosfera (traços) de gases de enxofre, cloro, nitrogênio, enxofre, etc. que serão agregados com o carbono à biomassa;
    e) Serão criadas florestas para essa finalidade específica;
    f) A biomassa, gerada para esse fim, será enterrada no subsolo a uma profundidade mínima de três metros;
    g) Sob a pressão do próprio subsolo e em ausência de água, não haverá desenvolvimento de microorganismos anaeróbios ou aeróbios, não havendo esses microorganismos não haverá geração de gases do carbono (metano – CH4, monóxido – CO ou gás carbônico – CO2), não havendo risco de retorno desses gases à atmosfera;
    h) Será como uma regeneração gradativa do Período Carbonífero, período em que a atmosfera chegou a ter 34% (trinta e quatro por cento de oxigênio;
    i) Seria dada sempre preferência às áreas arenosas e desérticas para construção dos depósitos geológicos de biomassa, preservando sempre a idéia/princípio: não havendo água, não há vida, não havendo vida, não haverá formação dos gases causadores do efeito estufa;
    j) A matriz energética a base de petróleo poderia ser mantida, uma vez que o carbono estará sendo reciclado;
    k) IMPORTANTÍSSIMO: Geração de milhões de empregos;
    l) Estaríamos gradativamente nos livrando do Efeito Estufa que tanto preocupa a humanidade. A mais rápida ou mais lenda eliminação do Efeito Estufa estará dependendo da maior ou menor velocidade na implantação do Projeto.

    Antonio Germano Gomes Pinto

    Engenheiro Químico, Químico Industrial, Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas, Licenciado em Química, Especialista em Recursos Naturais com ênfase em Geologia, Geoquímico, Especialista em Gestão e Tecnologia Ambiental, Perito Ambiental, Auditor Ambiental e autor de duas patentes registradas no INPI, no Merco Sul, na UE, na World Intellectual Property Organization números WO2000/027503 and WO 1996/015081 e em grande número de países.

    Registros Profissionais:

    Engenheiro Químico – CONFEA 200136654-0 e CREA/RJ 1998103814.
    Químico Industrial: CRQ 3ª Re. 03302170.
    Professor: MEC 19.563.
    World Intellectual Property Organization numbers WO2000/027503 and WO 1996/015081.
    Email: aggpinto@hotmail.com

  • Nos meus últimos 2 anos de engenharia civil, descobri outra área da profissão que é a área ambiental. Sou engenheira recém formada e vou fazer um mestrado em gestão ambiental. Gostaria muito portanto de participar da RIO+20. Como faço?

    Obrigada, Flávia

  • Boa noite,li na internet que, em 2012, o Brasil será sede de uma importante conferência da ONU – Organização das Nações Unidas*: a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, apelidada de Rio+20*. Mas não faço idéia do que acontecerá durante esse evento? Do que ele representará para o nosso futuro?
    Gostaria de participar,ainda é possível?
    aguardo resposta,
    Atenciosamente, vera assis

  • Gostaria de participar da Rio + 20. No momento não participo de nenhuma ONG, então como faço para participar da RIO + 20?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *