#QuarentenaNaQuebrada, parte 1: o isolamento nas quebradas de SP

Adolescentes de bairros periféricos da zona sul de São Paulo falam sobre como têm sido a quarentena em série de vídeos para a Agência Jovem

Por Monise Berno

O isolamento social afeta a rotina de todas as pessoas, e pode impactar fortemente a vida de adolescentes e jovens, principalmente os que vivem em regiões periféricas. Para além das já conhecidas dificuldades econômicas que as populações desses territórios enfrentam, a falta de acesso a saneamento básico, sistema de saúde e assistência, o bloqueio das atividades de educação, cultura, esporte e lazer exercem forte pressão na saúde física e mental das juventudes.

Como está sendo o período de quarentena no teu bairro? Como vem sendo a convivência familiar e a rotina de trabalho e estudos? Como você está se sentindo?

Estas foram algumas das perguntas que a equipe de educadoras da Viração Educomunicação direcionaram à jovens de alguns bairros da região sul de São Paulo. Eles responderam em pequenos vídeo-selfies, que podem ser vistos a partir de hoje na série #QuarentenaNaQuebrada, disponível aqui no site e nos canais da Agência Jovem de Notícias nas redes sociais.

Assista agora os três primeiros vídeos:

Para o João Vitor Simões, de 18 anos, morador da região do Grajaú, o momento é bem difícil, com a família toda trabalhando de casa e saídas apenas por motivos urgentes, ele chama atenção para a necessidade de adotar medidas de prevenção:

João Vitor Simões, 18 anos, morador da região do Grajaú

A Raisla tem 18 anos e mora no Grajaú. Para ela, além das preocupações com a prevenção, o período de isolamento social fortaleceu a convivência familiar e a divisão de tarefas domésticas:

Raisla, 18 anos, moradora do Grajaú

Já o Vinícius, que tem 12 anos e também fala de sua casa no Grajaú, sente falta de passeios, de ir à escola e da convivência com os amigos. Apesar de se sentir mal, ele espera que tudo melhore daqui a um tempo:

Vinícius, 12 anos, morador do Grajaú

Nos próximos dias, mais jovens da quebrada vão compartilhar um pouco de seus sentimentos diante dessa nova realidade. Acompanhe a série #QuarentenaNaQuebrada também nas redes sociais, através das nossas páginas no Youtube, no Facebook e no Instagram!

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *