Projeto Velame

IMG_1002

Imagine um programa social que te impulsiona a transformar a sociedade e que, além de oficinas e recurso financeiro, proporciona a você a chance de participar de uma expedição urbana de dez dias, fundamental para ampliar seu repertório de conexões e sua capacidade de trabalhar em grupo.

O Projeto Velame, da Outward Bound Brasil tem o objetivo de auxiliar os jovens no desenvolvimento de seus empreendimentos sociais. Nascido em 2013 com a parceria do Instituto Asas, o Velame está em sua segunda turma, que passa por três etapas, ao longo de dez meses:

– Oficinas

– Expedição Urbana

– Desenvolvimento dos Projetos Sociais

Nas oficinas os jovens entraram em contato com os mais variados assuntos: comunicação, elaboração de projetos, mobilização de recursos, design thinking, mobilidade urbana, economia criativa, entre outras temáticas, que facilitaram o processo de formação dos projetos que serão colocados em prática após a Expedição Urbana.

A Expedição é uma ferramenta utilizada pela Outward Bound para proporcionar aos participantes uma importante experiência de auto-gestão, onde o grupo de participantes aprende a resolver conflitos, tomar decisões e superar desafios. Além disso, eles terão, com a Expedição Urbana, a oportunidade de se conectar com outros empreendedores sociais que estão transformando a cidade e a cada noite, dormir em uma organização, usar variados meios de transporte – bicicleta, metrô, ônibus e à pé.

Tudo  isso  contribuirá  para  que  cada  um  deles  possa  ampliar  seu  olhar, repensar a cidade e discutir os projetos que serão financiados na próxima fase. Após a Expedição, serão praticamente cinco meses com encontros quinzenais, onde cada grupo terá um tutor acompanhando e orientando seus projetos.

Ao final, as vidas de jovens e da comunidade serão transformadas pela ação coletiva e pela crença no poder que os sonhos têm de transformar a realidade!

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *