Programação também é coisa de menina!

Segunda edição do programa de formação em programação front-end gratuito para meninas trans e cis de 14 à 17 anos tem inscrições abertas até 28 de maio; saiba como se inscrever

_

O universo da tecnologia é um dos setores que mais cresce no mundo e um dos que mais sofre com a disparidade de gênero. Mulheres são apenas ⅓ da força de trabalho em vagas de T.I. e apenas 13% dos estudantes matriculados em cursos de Ciência da Computação são mulheres. Mas esse cenário está mudando e com ele, surgem iniciativas que integram meninas na área da computação.

A {reprograma}, em parceria com a B3, bolsa do Brasil, oferece o {reprograma} teens: Bootcamp para meninas de 14 à 17 anos, cisgênero e transgênero, de todo o Brasil.

O curso é gratuito, 100% online e terá 6 semanas de duração, começando por um workshop seguido de encontros que vão abordar a base para a programação front-end: HTML, CSS, Javascript e lógica de programação. Tudo isso com aulas interativas e projetos práticos.

Na oficina, você vai dar início ao seu aprendizado e sair com uma página pessoal prontinha para enviar a recrutadores e/ou clientes. Será um dia de introdução a HTML e CSS. A participação na oficina é etapa obrigatória na seleção para o curso online! Nesse dia, as meninas aprenderão a fazer e colocar no ar o seu primeiro site.

Da oficina para o curso 

O curso online tem duração de 6 semanas e terá início no dia 30 de junho de 2021. As aulas acontecerão durante às tardes de sábado e a revisão acontecerá às tardes de quarta-feira. Além disso, terão atividades complementares e plantão de dúvidas que não são obrigatórios, mas estarão disponíveis para ajudar o seu desenvolvimento.

HTML: Hyper Text Markup Language é uma linguagem de marcação que descreve a estrutura geral de um documento e a ligação (links) entre diferentes conteúdos. O HTML é usado para estruturar as regiões e conteúdos de um site.

CSS: CSS (Cascading Style Sheets) é a parte de estilo (como cores e fontes). Conhecer bem CSS é fundamental para você criar sites funcionais e com uma aparência lindona.

Lógica de Programação: A sequência lógica para construir um programa, os tipos de dados usados, repetições, decisões e variáveis são os componentes estudados pela lógica de programação.

JavaScript: Códigos escritos na linguagem Javascript podem fazer várias atividades: atualizar apenas parte de uma página para acelerar a navegação, validar dados de um formulário ou até permitir usar jogos dentro do próprio navegador!

Projetos Práticos: Nossas alunas passam por cinco projetos práticos durante o curso. Os projetos incentivam as alunas a montarem seu portfólio profissional e simulam de forma realista o mercado de trabalho.

Para quem é o curso?

  • Meninas trans ou cisgênero com idade entre 14 e 17 anos que residam em qualquer região do Brasil.
  • Que possam dedicar um dia inteiro à oficina e tenham os sábados e quartas-feiras à tarde livres para assistirem às aulas (que acontecem em tempo real). Além disso, é importante que a aluna tenha tempo ao longo da semana para realizar o exercício semanal.
  • Que querem usar a tecnologia para mudar suas vidas e criar um impacto positivo no mundo.

As etapas para se inscrever são:

1 – preencher o formulário online;

2 – enviar o vídeo de apresentação (em até 24 horas após a inscrição);

3 – participar da Oficina online;

4 – aguardar o resultado.

O primeiro passo é preencher o formulário de inscrição online.

Sobre o processo seletivo em 3 fases

1. Formulário de inscrição – você precisa preencher todo esse formulário e nos enviar. Caso seja menor de idade, não esqueça que precisaremos da autorização da (o) sua/seu responsável 😉

2. Vídeo de apresentação – você deve enviar, em até 24 horas depois do preenchimento do formulário. Receberemos seu vídeo com total segurança e sigilo. Ele é muito importante para entendermos sua motivação em realizar o curso ;). Não se preocupe, esse vídeo é para uso interno e não será publicado em nenhuma mídia social. Importante: Se você é uma pessoa transgênero e prefere mandar um áudio de apresentação, ao receber o link para envio do vídeo, nos campos que pedimos o vídeo, você pode submeter o link com seu áudio gravado 🙂

3. Oficina de seleção – no dia 04 de junho, vamos avisar se você está nesta fase. Serão 6 oficinas e ao participar de uma delas, você ficará elegível para o curso online. Depois desta fase, selecionaremos 30 participantes para participarem da turma.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *