Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/agenciajovem/public_html/wp/wp-includes/class-wp-post-type.php on line 526
Profissionais de saúde discutem prevenção nas escolas durante congresso – Agência Jovem de Notícias

Profissionais de saúde discutem prevenção nas escolas durante congresso

Alex Pamplona (PA), da Cobertura Jovem em São Paulo

Profissionais ligados à saúde e educação se reúnem para discutir desafios e perspectivas para uma nova prática pedagógica de formação que possibilite melhor compreensão sobre os temas relacionadas à saúde e prevenção de DST’s, Aids e hepatites virais, em roda de conversa sobre o tema “Formação de profissionais para a prevenção”. Além disso, procuram reformular a grade curricular dos ensinos fundamental e médio. Para os participantes, a educação sexual na escola e nos serviços de saúde diferencia-se de outras experiências educativas, como as que acontecem na própria família, no ambiente de trabalho, na grande mídia, nos momentos de lazer e nas demais formas de relações sociais.

“Tanto as instituições de saúde, quanto as de educação têm a responsabilidade social de oferecer informações atualizadas e propor questões que possam ser abordadas de diversos pontos de vista, permitindo o exame das crenças, atitudes e comportamentos expressos pela sociedade, para auxiliar as pessoas a encontrarem pontos de referência significativos para suas vidas” diz Jeane Felix, do GEERGE/UFRGS.

Entre os principais assuntos levantados pela plateia, destaca-se a ausência de capacitação dos professores para compor lideranças capazes de refletir sobre temas, que historicamente, são tabus na sociedade, como: sexo e gravidez na adolescência, uso da camisinha, relações homoafetivas e drogas.

“As escolas não estão preparadas para atuar no contexto da informação, pois ainda usam metodologias de ensino do século passado. A função social dessas instituições não é substituir a família na formação de seus filhos e filhas, segundo um determinado ponto de vista, mas de contribuir na apresentação deste mundo, tanto para os alunos, como para as famílias e comunidade escolar” complementa Hugo Soares, integrante da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids do Estado do Pará.

 

 

Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *