Procurando seu bloco

carnaval

Começa hoje a festa mais popular e liberal do Brasil! Algumas fantasias já saíram do armário e muita gente está de mala pronta para viajar. Destinos? Vários.

Alguns aproveitam para viajar e relaxar em um lugar tranquilo, outros se jogam na folia. Independente do destino, para curtir e começar bem o ano – já que dizem que ele só começa depois do Carnaval – é preciso ficar atento, se cuidar e aproveitar com responsabilidade. Nessa época os exageros são comuns, principalmente em relação a bebidas alcoólicas.

Exagerar na dose é perigoso e, muitas vezes, pode fazer o Carnaval acabar antes da hora para o folião, sobretudo por motivos que poderiam ser evitados. O número de acidentes de trânsito aumenta, os serviços de pronto-socorro lotam de pessoas que sofrem vários tipos de lesões, muitas resultado de brigas entre foliões. No geral, o principal motivo é o abuso de álcool e drogas.

Então, não custa nada ficar atento às dicas para não perder o melhor da festa:

1. Descubra os seus limites e FIQUE ATENTO às sensações do seu corpo.

2. Respeite sempre as pessoas e o espaço onde você está.

3. Antes de sair para a folia alimente-se adequadamente e beba água e líquidos não alcoólicos, durante todo o dia.

4. Evite atividades não compatíveis com a embriaguez, como dirigir e operar máquinas.

5. Se você pretende consumir drogas injetáveis, use insumo próprio (canudo, seringas e agulhas); fracione as doses; use água destilada e lave as mãos antes de preparar as drogas as doses injetáveis.

6. Evite misturar vários tipos de drogas.

7. Sempre beba muita água.

8. FIQUE ATENTO ao manuseio de seringas, giletes, garrafas e espelhos quebrados. Esses objetos cortam e você pode se machucar. Ferimentos podem aumentar o risco de infecções por sangue contaminado, como por exemplo hepatites B e C.

9. Se você tem menos de 18 anos, nada de bebida alcoólica ou drogas, use e abuse de sucos, coquetéis de frutas, refrigerantes!

10. Carregue documento de identificação e evite levar objetos de valor. Se você estiver em uma cidade que não conhece muito bem, um mapa também é importante.

10. Não saia de casa sem preservativos. Na hora do tesão CUIDE-SE! A CAMISINHA É A SUA PROTEÇÃO contra doenças sexualmente transmissíveis.

Por Elisangela Cordeiro

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *