Primeiro painel de curso em Belém aborda conceitos por meio de jogo colaborativo

Sessão 1 Diego Teófilo 5

Segurança cidadã, governabilidade democrática e desenvolvimento humano foram os temas do primeiro painel apresentado pelo Prof. Paulo Ricardo de Paiva e Souza, doutorando em sociologia; mestre em desenvolvimento local; bacharel em ciências sociais e consultor do PNUD (Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento) desde 2011, natural da cidade de Recife/PE. O especialista afirma que a ideia de segurança pública atualmente é associada à polícia.

“Na verdade, quando você trabalha o conceito de segurança cidadã, baseada no desenvolvimento humano e segurança humana, você amplia essa visão, tornando-a integral. Estão, você não pode olhar para isso como caso de polícia. Temos que olhar como uma questão de todos”, afirmou em entrevista.

Paulo Ricardo procura ainda desconstruir a ideia de que desenvolvimento é um conceito associado apenas a crescimento econômico. Para ele, o primeiro é mais amplo, relacionado ao fortalecimento das capacidades e oportunidades para as pessoas usufruírem de uma vida longa, saudável,criativa e produtiva.

O professor utilizou, durante a atividade, um jogo colaborativo idealizado pelo PNUD, que tem como objetivo principal reforçar os conceitos de segurança cidadã, de segurança humana e está visão de integralidade nas ações de gestão pública. Durante o evento, alguns dos participantes puderam reforçar os conceitos do painel com o jogo.

Texto: Jorge Anderson e Sidney Silva | Imagem: Mário Barbosa e Diego Teófilo

Historiador, educador do Instituto Universidade Popular e membro do Instituto Amazônico de Comunicação e Educação Popular - IACEP.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *