Primeiro encontro regional de jovens comunicadores acontece em Vitória, outros acontecerão em 2014 pelo Brasil

erejoc_sudeste_2

Bruno Ferreira, enviado da AJN à Vitória (ES) | Imagens: Acervo/Renajoc

O Verão pareceu antecipar-se em Vitória neste último domingo (28). O dia quente e o céu aberto, sem nuvens, sob a capital do Espírito Santo, convidavam 16 adolescentes e jovens dos quatro estados da Região Sudeste do Brasil a curtirem, merecidamente, um banho de mar. Nos dois dias anteriores, o grupo estava em reunião de fortalecimento regional da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores (Renajoc).

Para participarem do Encontro Regional de Adolescentes e Jovens Comunicadores da Região Sudeste (Erejoc), os jovens ficaram hospedados em um hostel no centro de Vitória. No local, não apenas dormiram e fizeram as refeições, mas também as atividades de formação e as dinâmicas de integração e planejamento.

Um dos facilitadores regionais da Renajoc no Sudeste, Bino Silva, de 26 anos, acredita que o encontro foi um momento importante. O jovem, que é de Sud Mennucci, cidade paulista que faz fronteira com o Mato Grosso do Sul, destacou a importância da participação de adolescentes do Mais Educomunicação, projeto de formação sobre comunicação e direitos humanos, que a Renajoc e a Viração desenvolvem em escolas públicas de todo o país, com o apoio do Instituto C&A.

erejoc_sudeste_3

“Os alunos do Mais Educom puderam, em um novo contexto, entender o que é a Renajoc. Mais do que conhecerem a rede, eles sugeriram várias ideias que contribuirão para que ela fique cada vez mais forte e unida”, disse Bino, que demonstra que a saudade já está apertando o peito: “Já me pego ouvindo as músicas que marcaram o encontro como forma de lembrar dos momentos especiais e de muita alegria que passei junto à galera incrível dos jovens e adolescentes da Região Sudeste”.

A mineira Ingridy Almeida, de 19 anos, foi de Lima Duarte (MG) a Vitória para participar do encontro. A jovem integra a rede há cerca de um ano e meio e atuou em 2013 como educadora do Mais Educomunicação. “Eu só tenho coisas boas a dizer sobre esse encontro. Junto com a turma da Região Sudeste e os alunos do Mais Educom, pudemos discutir os princípios da rede e o quanto é importante estarmos unidos. Acredito que assim como eu, todos estão revigorados para continuar a atuar em suas cidades”, afirma.

Mais quatro encontros vêm aí

O Erejoc Sudeste é o primeiro de cinco encontros da Renajoc pelo Brasil. Outros grupos de adolescentes e jovens que integram a rede estão finalizando a logística e programação dos eventos. O próximo será o da Região Centro-Oeste e acontecerá em Campo Grande (MS), de 15 a 17 de outubro de 2014. Depois, vem o da Região Norte, sediado em Belém (PA), de 30 de outubro a 2 de novembro, seguido do encontro nordestino, que será em Natal (RN), entre 11 e 15 de novembro. O Erejoc Sul será o último a acontecer, também em novembro.

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD), o Instituto C&A e a Associação Jangada, da Província Autônoma de Trento, são apoiadores dos Erejocs Brasil afora.

 

Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *