Pretos no Enem: ação coleta pagamentos de inscrição no exame para pessoas negras

A ação nasceu entre podcasters cearenses com seus apoiadores e está sendo desenvolvida coletivamente por internautas de outros estados do Brasil

Por Pretos no Enem

Em meio a protestos em todo o mundo contra o racismo, surge no Brasil uma iniciativa espontânea, voluntária e prática para ajudar pessoas negras em situação de vulnerabilidade. Pretos no Enem é a ação que objetiva pagar inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de pessoas negras em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não conseguiram quitar sua inscrição, contribuindo com esse passo para o ingresso dessas pessoas na universidade. A ação é 100% voluntária.

Até a manhã desta sexta (5/6), mais de 10 mil voluntários já tinham se disponibilizado a pagar inscrições. Para se voluntariar, é preciso preencher o formulário, que contém apenas dois itens (quantos boletos que pagar e contato).

“O único critério é a confiança mútua. Se você se identifica como uma pessoa negra e não conseguiu pagar sua inscrição do ENEM, basta entrar em contato com a gente e o pagamento será feito de acordo com a quantidade de voluntários que forem chegando. Não há transferência de dinheiro, taxa ou qualquer movimentação financeira. O que existe é a emissão do boleto de inscrição do Enem que checamos a autenticidade e o pagamos esse boleto”, explica Luan Alencar, um dos cerca de 60 voluntários que estão organizando a ação.

O próximo passo da ação é receber os boletos a serem pagos, o que já começou a ocorrer. Para fazer a conexão entre os voluntários que vão pagar o boleto e as pessoas a serem beneficiadas estão sendo fechadas parcerias, também voluntariamente, com instituições educacionais para este fim. As pessoas que se encaixam no perfil a ser ajudado também podem entrar em contato individualmente apenas por mensagem direta no Instagram @pretosnoenem.

Como faço para ajudar

1 – Os voluntários preenchem um formulário, onde informam a quantidade de boletos que poderão arcar;

2 – Preenchido o formulário, seus nomes vão para uma planilha onde é feito o controle de quantas inscrições estão com promessa de serem pagas;

3 – Quando alguém nos enviar o boleto solicitando o pagamento, vamos na planilha e escolhemos o nome de um voluntário. Se o seu for escolhido, você efetua o pagamento e nos manda o comprovante.

Clique aqui e acesse o formulário

Preciso de ajuda para pagar meu boleto do Enem. Como faço?

1 – Basta mandar uma mensagem para @pretosnoenem (Instagram)

2 – Com o boleto em mãos, entraremos em contato com algum dos nossos voluntários, que pagará sua inscrição e te enviaremos o comprovante do pagamento.

Como surgiu o Pretos no Enem

Pretos no Enem nasceu na rede social Twitter, por meio de uma provocação da jornalista e podcaster cearense Lyara Vidal (@friviao) sobre o tema. Integrantes e apoiadores do podcast Budejo (@budejopodcast) criaram um grupo no aplicativo de mensagens Telegram, onde já estão 60 pessoas contribuindo com desenvolvimento da iniciativa coletivamente e voluntariamente. O movimento ganhou adesão de outros podcasts e apoiadores cearenses, como o Indo e Voltando (@indoevoltandopod) e SerifaCast (@andrehjc) e Chá com Rapadura (@chacomrapadura), tomando a proporção de apoio de pessoas e instituições de todo o Brasil, após a repercussão nas redes sociais.

Importante: o prazo para pagamento das inscrições se encerra em 10 de junho. Acompanhe o calendário no site do Enem.


Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *