(português/español) Super Fulanito na COP18 – Último dia

(português)

 

Olá! Olha eu aqui outra vez. Quero compartilhar mais um dia com vocês, já que vocês devem ter visto que a COP durou mais um dia. Então, vou contar a vocês o que aconteceu nesse dia adicional.

Como todos sabem, a sigla “COP” siginifica “Conference of Parties” ou “Conferência das Partes” em português (eu não sabia, mas neste evento eu aprendi muito). A palavra “Partes” se refere a todos os países que fazem parte das Nações Unidas. Conto isso a vocês para vocês terem uma ideia de como é difícil que 193 países entrem em um acordo. Por isso, no último dia da COP18 as delegações ficaram trabalhando toda a noite até o amanhecer.

Hoje eu acordei muito tranquilo. Tomei café da manhã com toda a calma do mundo, até que me informaram que haviam reagendado mais um dia da COP. Foi um instante para arrumar as minhas coisas e sair correndo ao QNCC, pois a Plenária de Encerramento estava prevista para as 11h.

Cheguei super pontual à Plenária e peguei o meu lugar com alguns jovens que também haviam decidido assistir. Pedi os textos que tinham os resultados das semanas de trabalho da COP e revisei eles minuciosamente. Tive algumas conversas com os meus colegas e o comentário entre todo mundo era que estava certo o acordo de um segundo periodo de compromissos para reduzir as emissões (Protocolo de Quioto). Os compromissos eram muito fracos, além disso não houve evidências claras sobre o financiamento para os países em desenvolvimento e nem transferência de tecnologias.

Todos nós estávamos ansiosos para que começasse a Plenária, mas esperamos, esperamos, esperamos, e esperamos, e não começava! Haviam incertezas, ninguém sabia o que se passava… e nós seguíamos esperando. Tirei um cochilo, acordei e segui esperando. Já estava a ponto de eu ir embora do QNCC quando começou a Plenária. Eram 19h! Todos os textos foram aprovados em um único pacote e uma vez terminadas as palavras do presidente da COP, começaram as intervenções das Partes (os países).

O mais interessante das intervenções foi que a Rússia disse que discordava dos textos, argumentando que os textos não demonstravam seus pedidos e interesses. Todos os países parabenizavam o trabalho do rpesidente da COP, mas os países em desenvolvimento expressavam sua preocupação pela falta de compromissos dos países já desenvolvidos.

 

(español)

Hola!!! Soy yo otra vez. Quiero compartir un día más con ustedes, ya que como se habrán enterado, la COP duró 1 día más, entonces les voy a contar en qué consistió este día adicional.

Como todos sabrán, las letras COP significa “Conference of Parties”, o “Conferencia de las Partes”, en español (yo no sabía, pero en este evento aprendí mucho). La palabra “Partes” se refiere a todos los países que forman parte de las Naciones Unidas. Les cuento todo esto para que tengan una idea de lo difícil que es que 193 países se pongan de acuerdo; por esta razón, el último día de la COP 18, las delegaciones se quedaron trabajando toda la noche, hasta el amanecer.

Hoy me desperté muy tranquilamente, desayuné con toda la calma del mundo, hasta que me informaron que se postergó un día más la COP, instante en que alisté mis cosas y salí corriendo para en QNCC porque la Plenaria de Cierre estaba prevista para alas 11h00.

Legué muy puntual a la Plenaria y tomé asiento con algunos de los jóvenes que habían decidido asistir. Pedí los textos que tenían los resultados de las dos semanas de trabajo de la COP, y los revisé minuciosamente. Tuve algunas conversaciones con mis colegas, y el comentario de todos era que, si bien es cierto se acordó en un segundo período de compromisos para reducir las emisiones (Protocolo de Kioto), los compromisos eran muy débiles; además, no hubo evidencias claras sobre financiamiento para países en desarrollo ni transferencia de tecnología.

Todos estábamos ansiosos de que inicie la Plenaria, pero esperamos, esperamos, esperamos, y esperamos, y no iniciaba; había incertidumbre, nadie sabía que pasaba…y seguíamos esperando, me dormí un rato, me desperté y seguí esperando. Ya estaba a punto de irme del QNCC cuando inició la Plenaria, eran las 19h00. Todos los textos fueron aprobados en paquete, y una vez terminadas las palabras del presidente de la COP, iniciaron las intervenciones de las Partes (países).

Lo más relevante de las intervenciones es que Rusia presentó su desacuerdo, argumentando que en los textos no se ven reflejadas sus peticiones e intereses. Todos los países felicitaban la labor del presidente de la COP, pero aquellos países en desarrollo, expresaban su preocupación por la falta de compromiso de los países desarrollados.

Evelyn Araripe
Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *