“Por trás da Pele”, a imigração representada no Festival de cinema Taguatinga

Conversamos com o diretor do filme sobre a ideia de fazer um trabalho sobre migração e a importância do festival, que investe em novos imaginários e narrativas contra hegemônicas

Por Jenny de la Rosa e Pedro Neves

A partir do dia 4 julho, começa virtualmente o Festival Taguatinga de Cinema que, desde a sua primeira edição, em 1998, celebra filmes que investem na construção de novos imaginários a partir de narrativas contra hegemônicas.

Um dos curtas que se destacam no festival é o “Por Trás da Pele”, que mostra a saga de Joris, um imigrante haitiano, que chega a São Paulo para encontrar o irmão e perde sua mala. Sem ter para onde ir, ele conhece Juan – imigrante boliviano – que vai ajudá-lo nessa jornada pela cidade.

Conversamos com o diretor do filme, Cristian Cancino, sobre a ideia de fazer um trabalho sobre migração e a importância do festival:

Como sou imigrante, sempre foi um tema que me interessou, mas essa relação se intensificou quando me envolvi em projetos com bolivianos no teatro

O chileno radicado no Brasil ressalta que nada seria possível se não houvesse uma imersão na cultura migrante e, para que isso acontecesse, todos os envolvidos no projeto teriam que ser migrantes:

Essas pessoas trazem no próprio corpo a experiência de terem saído de seus países e enfrentado todas as barreiras impostas. O curta só teria um sentido maior de representatividade se fosse assim

O festival, que acontece de forma online, abre a possibilidade de que mais pessoas assistam. Certamente vai ter mais público que se fosse presencial, é o que acredita Cristian:

Abre-se a possibilidade que mais pessoas possam compreender como esses processos de migração estão acontecendo no mundo, justamente como consequência desse modelo geopolítico que vivemos, com pessoas mais desassistidas e passando mais dificuldades

Os protagonistas

Começando pelo diretor, Cristian é jornalista, cineasta e fotógrafo e realiza filmes desde 1999. Desde então, realizou oito filmes que ganharam prêmios em festivais brasileiros e internacionais. É autor da série “Cartas da Terra do Futuro”, sobre migrações contemporâneas, contemplada pelo PROAC 2015, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Atualmente trabalha com temas como migração, refúgio e questões indígenas pela perspectiva do cinema e das artes visuais e acaba de retornar de um período de residência na Amazônia, onde desenvolveu videoinstalações e conteúdo audiovisual com seu projeto Cine Cartografias Líquidas, contemplado pelo Edital de Residências Artísticas da Funarte/2019.

Junior Barthelemy

Um dos protagonistas do curta é Junior, um imigrante haitiano, músico e ator. Em São Paulo, participou do espetáculo Cidade Vodu, da Companhia Teatro de Narradores sob direção de José Fernando de Azevedo. O espetáculo participou do terceiro MITsp, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, em 2016.

Juan Cusicanki

Quem divide o protagonismo do filme é Juan, ator, músico, performer e projetista boliviano que chegou no Brasil no início da década de 1990. Entre seus projetos de vida estão os espetáculos “A Mulher que Caiu do Céu” e “Caminos Invisibles”, shows no Festival da Resistência, Festa da Alasita e Kollasuyu Maya, entre outros.

O festival

A programação geral do 15º Festival Taguatinga de Cinema conta com 24 curtas na Mostra Competitiva e mais de 400 filmes nas Mostras Seleção Popular, Paralela e Infantil.

De 04 de julho a 30 de Agosto

Todos os Sábados – Lançamento de novas sessões da Mostra Competitiva

Todos os Domingos – Lançamento de novas sessões da Mostra Paralela e Infantil

Aos sábados e domingos

19h, no Instagram (@festivaltagua): Live de abertura da sessão de filmes;

20h, no site do Festival: Lançamento de sessão de filmes das Mostras;

21h, no site do Festival, Facebook e Youtube Tarape TV: Debate com realizadores;

Site: www.festivaltaguatinga.com.br

Inscreva-se na Tarape TV em https://bit.ly/tarapetv

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *