Pontos de Cultura vão fazer parte da 3ª Conferência Nacional de Juventude

reuni_o_minc

O Ministério da Cultura (MinC) participará da 3ª Conferência Nacional de Juventude, espaço que promove debate sobre o que a juventude quer para o Brasil. Além disso, O MinC irá promover, junto aos Pontos de Cultura e agentes culturais do País, conferências livres de juventude e cultura. As decisões foram tomadas durante reunião realizada nessa segunda-feira, 31 de agosto, entre os dirigentes do Ministério da Cultura, o Secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina, e parte de sua equipe.

As etapas municipais da 3ª Conferência Nacional de Juventude iniciaram em maio deste ano e seguem até dezembro, mobilizando milhares de jovens de todo o País. Para o Secretário de Articulação Institucional, Vinícius Wu, é fundamental unir o processo com a Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em 2016, e também com o processo eleitoral do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), cujas inscrições estão abertas. Em outubro, serão realizadas as eleições do conselho e a proposta é provocar também debates com as temáticas da juventude.

Outra proposta apresentada pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural foi a mobilização dos Pontos de Cultura para que eles realizem conferências livres junto às suas comunidades. Além disso, o MinC possui cadeira no Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e se comprometeu a participar da Comissão Organizadora da Conferência Nacional e em acompanhar a programação artística cultural da conferência, a Manifesta.

Conferências Livres

As etapas livres são encontros organizados por qualquer pessoa, organização ou instituição interessados em mobilizar outras pessoas para discussão dos temas e elaboração de propostas para a etapa digital. Algumas etapas já são realizadas e o MinC irá acompanhar de perto as etapas de juventude e midialivrismo, ao apresentar as políticas criadas para o setor e de outras conferências com temas relacionados aos projetos do Ministério.

Na próxima semana, sexta-feira e sábado, (11 e 12/09), o MinC participará da Conferência Livre de Políticas sobre Droga que debaterá a redução de danos, a violência contra a juventude negra, o rebaixamento da maioridade penal, a descriminalização e as ações de cultura nas periferias para reduzir a violência e o tráfico de drogas.

Raíssa Galvão
Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural

Fonte: Ministério da Cultura

*Texto extraído do Portal da Secretaria Nacional da Juventude

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *