Plano Juventude Viva será implementada em Alagoas

O Plano Juventude Viva foi elaborado com a parceria dos ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura e Esporte e reúne ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens brasileiros, criando oportunidades que assegurem sua inclusão social e autônoma, com a oferta de equipamentos, serviços públicos e espaço de convivência nos territórios mais violentos, além do aprimoramento da atuação do Estado para enfrentar o racismo institucional e sensibilizar os agentes públicos para o problema.

O Plano é resultado de uma intensa articulação interministerial, além de ter sido debatido com os movimentos e entidades da sociedade civil.

Dados do Ministério da Saúde revela que nos anos de 2000 e 2010, o número de mortes de jovens negros subiu de 14.055 para 19.255. Entre os Estados, Alagoas ocupa o 2º lugar entre as 132 que concentram mais de 70% dos homicídios registrados no País.

Por causa disso, Maceió, capital de Alagoas, fora escolhida para implementar inicialmente o programa Juventude Viva, Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra e depois mais 132 municípios terão o Plano implementado.

E na última segunda-feira (01), representantes de dez Secretarias do Estado junto com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) se reuniram para discutir o plano de cooperação técnica para o fortalecimento da capacidade institucional para execução do Juventude Viva.

“O objetivo principal dessa reunião foi esclarecer como o BID pode fazer parceria com o governo para promover o Juventude Viva. O Banco está no processo de estudar a possibilidade de uma cooperação técnica para apoiar as atividades em nível municipal, com sistema de gestão, para coordenação do programa no nível estadual”, disse Judith Morrison, representante do BID.

O Plano é composto por quatro eixos: desconstrução da cultura da violência; inclusão, emancipação e garantia de direitos; transformação de territórios; aperfeiçoamento institucional.

Para conhecer os 132 municípios contemplados no Plano, acesse: http://bit.ly/SYD9mS

*Com informações das organizações parceiras da Agência Jovem de Notícias

 

 

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *