Pesquisa aponta como o jovem se posiciona, pensa e espera de uma cidade como São Paulo

20130429_16160058_14o_conjus__eu_vou_a_luta_com_essa_juventude!_14_08_2009

O Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) realizou em novembro de 2013 a pesquisa O Jovem e o Futuro na Cidade de São Paulo para avaliar qual é o posicionamento, atitude e expectativa do jovem em relação à capital paulistana.

A pesquisa, realizada ao final do segundo semestre de 2013, contou com 409 entrevistados, de ambos os sexos, com idade entre 15 e 29 anos, transeuntes de diversos pontos da cidade.

Para compreender alguns aspectos do momento presente da vida do jovem que mora ou vive em São Paulo, bem como para avaliar qual sua leitura da capital paulista para os próximos 30 anos, questões que abordam temas como transporte, segurança, trabalho, estudo, saúde e lazer foram propostas. Para o sociólogo Rodrigo Estramanho de Almeida, docente da FESPSP e coordenador da pesquisa, este trabalho procurou entender a relação que a juventude tem com a cidade de São Paulo, o que ela pensa, como se posiciona e o que espera para o futuro. “Neste trabalho considerou-se não apenas aspectos de natureza comportamental, mas também de ordem atitudinal e de expectativa quanto ao futuro”.

Para isso foram elaboradas questões atitudinais que permitiram uma leitura do que pensa o jovem sobre determinadas temáticas como o preconceito racial, desigualdade de gênero, manifestações de rua, política e poder público, entre outras, explica o sociólogo Paulo Silvino Ribeiro, docente da FESPSP e Supervisor da Pesquisa. “O estudo vai além do mero levantamento de dados socioeconômicos para a construção de um perfil médio do jovem paulistano, a pesquisa aponta quais políticas públicas para a cidade de São Paulo devem ser elaboradas pelos gestores públicos e privados para atender o cidadão nos próximos 30 anos”.

A pesquisa será apresentada oficialmente na primeira quinzena de abril, durante o seminário O Jovem e a Cidade de São Paulo, que poderá contar com a presença da Secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo, além de outros convidados à confirmar. Poderá ocorrer uma apresentação completa da pesquisa para os profissionais de imprensa que estiverem interessados, entre os dias 24 e 28/03.

* Da Agência FESPSP

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *