Pérolas Negras: o Haiti chegou

Pedro Neves, da Redação | Imagens: Pedro Neves

Muitos dizem que o futebol é apenas um esporte, porém, o time Pérolas Negras veio para mostrar que não é bem assim. Um projeto trouxe a equipe Academie de Football Perles Noires, de Bon Repos, periferia da Região Metropolitana de Porto Príncipe/Haiti, para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

A participação desses jovens haitianos se deve a uma parceria feita pelo Grupo Manga, Viva Rio, Penalty, Haiti Aqui e OMEGA Watches. O time jogou os três jogos da primeira fase na Rua Javari, no bairro da Mooca, em São Paulo. Infelizmente, os Pérolas Negras não venceram nenhum de seus três confrontos, mas venceram em outro quesito: a união dos povos.

O Perles Noires é uma academia de desenvolvimento desportivo de alto nível, localizada nos arredores de Porto Príncipe, Haiti. Através da observação de futebol de rua, jogos locais e pequenos campeonatos, a ideia é recrutar a juventude haitiana para viver, treinar e estudar em suas instalações. A missão: usar o futebol para destravar o potencial do Haiti.

Cliquei na foto e confira o álbum completo da partida entre Pérolas Negras x São Caetano:

Academia Pérolas Negras

O projeto tem um parceiro brasileiro que possibilitou a construção da academia, o Viva Rio, que luta para tornar o Brasil um lugar mais seguro. São mais de 20 anos de experiência na construção da paz ao país caribenho, com projetos como o Perles Noires, que visam promover uma cultura de paz e inclusão social no Haiti, no Brasil, e no mundo.

Em 2010, o Viva Rio construiu a Academia de Futebol Perles Noires como forma de profissionalizar o futebol haitiano e, assim, promover o talento e a auto-estima dos jovens em situação de risco. Depois de meses de observação em competições de futebol de rua, as crianças que apresentaram o maior potencial tiveram a oportunidade de viver e treinar nas instalações em Bon Repos. A Academia abriu pela primeira vez em 2011 e, desde então, tem ajudado a mudar a vida dos membros da comunidade haitiana.

Depois do campeonato, os Pérolas Negras irão para o Centro de Treinamento do Viva Rio, em Paty de Alfares, no Centro-Sul Fluminense, onde formarão uma equipe mesclada com atletas brasileiros para disputar campeonatos locais e as melhores colocações nos times nacionais e internacionais, criando uma grande vitrine para esses jovens atletas.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *