Participantes da Oca Digital fazem cobertura do primeiro dia do Seminário Caboclo Índio Marcelino

A Oca Digital esteve presente no IV Seminário Internacional de História e Cultura Indígena: Índio Caboclo Marcelino com a ideia de fazer a cobertura colaborativa. No primeiro dia de evento, a Oca chegou até a Comunidade do Santana na Aldeia Tamandaré e realizou a transmissão ao vivo via rádio pela Rádio Oca, além de fazer fotos, vídeos e reportagem.

A cobertura do Seminário está sendo realizada por indígenas que participaram de laboratórios de apropriação de Artes e Tecnologias promovido pela Oca Digital, projeto da ONG Thydêwá e Cardim Projetos e Soluções Integradas, com o Patrocínio da Telefonica e Vivo. “Para nós, a tecnologia é um instrumento para divulgarmos o nosso cotidiano e a nossa vida. Costumamos dizer que é nosso arco digital”, conta Jaborandy Amaral, coordenador da cobertura.

O primeiro dia foi marcado pelas diversas experiências de lutas, vividas pelas lideranças indígenas presentes, com a participação de Anciões, Caciques e membros das 23 comunidades da Terra Tupinambá de Olivença.

Mesmo com todos os empecilhos e ventos forçados contra a sua comunidade, o cacique Acauã garantiu o acontecimento do 1º dia do Seminário na Aldeia Tamandaré. Lá ele eside junto com todos os parentes que somaram forças para que fosse realizado, também fortalecendo a importância do Seminário que relembra a vida do “Caboclo Indio Marcelino”.

Em entrevista para nós, representantes da Oca Digital (www.ocadigital.art.br), o Cacique Acauã revelou que o Seminário vem fortalecer a União do Povo visando a Demarcação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, que hoje tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), e é prioridade do Povo. O cacique Acauã finaliza dizendo: “posso não alcançar a Demarcação do nosso Território, mas viro adubo para todas as Gerações que por aqui vão passar”.

Os indígenas da Oca gravaram o áudio das palestras e também fizeram entrevistas com Anciões e Lideranças presentes, que estarão disponíveis no canal virtual da Oca Digital (www.ocadigital.art.br). Amanhã, a Rádio Oca continuará a sua cobertura, entrevistando os visitantes, parceiros “não índios”, que vêm somar em nossa luta.

As matérias estão sendo publicadas nos canais virtuais da Oca Digital (www.ocadigital.art.br), Rede índios On-line (www.indiosonline.net), e dos parceiros da Caros Amigos (www.carosamigos.com.br) e Agência Jovem (www.agenciajovem.org).

Awêre!

Coletivo Oca Digital

Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *