Participantes da 9 ConfDCA Acre debatem a respeito das propostas a serem levadas a etapa nacional

Por: Andressa da Silva 17 anos, Andressa de Lima 16 anos e João Paulo Moreira da Silva 13 anos.

 A 9° Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente é dividida em cinco grandes eixos temáticos, onde serão discutidas e elaboradas propostas para a efetivação dos direitos e deveres de crianças e adolescentes. Portanto a equipe de cobertura educomunicativa do evento resolveu acompanhar o debate mais afundo.

Em pleno processo de discussão entre os participantes dos eixos, uma das diretrizes escolhidas para ser discutida foi a 3º, que aborda o tema da proteção especial a criança e ao adolescente com seus direitos ameaçados ou violados, considerando as condições de pessoas com deficiências e as diversidades do gênero. Outro ponto importante abordado nos eixos foi sobre a implementação de informação a respeito de orientações sexuais, territorial de nacionalidade e de opinião política.

Participantes debatendo nos eixos temáticos

Para o entrevistado Flávio Ferreira, do fórum DCA (Direitos da Criança e do Adolescente),  o estatuto da criança e do adolescente tem como papel orientar, fiscalizar e punir aqueles que violam os direitos da criança e do adolescente, servindo também como suporte para quem trabalha na área jurídica, utilizando destas leis para defender as crianças que foram violadas sexualmente.

Saiba mais:

O que é 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente?


Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *