Parada da diversidade em Curitiba ressalta importância do voto

Atualmente vários movimentos LGBT têm agido em prol da luta pela igualdade de direitos humanos no Brasil. No domingo dia 30 de setembro, não foi diferente, com a realização da 7° Parada da Diversidade de Curitiba. Este ano a manifestação teve como tema “Seus direitos nossos direitos, direitos Humanos – por um Paraná livre do racismo, machismo e homofobia, vote pela cidadania”, em que se destacou a  importância de se votar em candidatos que apoiam as questões LGBT, para priorizarem a formulação de políticas públicas para essa parcela da população.

Com o apoio de blocos carnavalescos, secretárias do Estado do Paraná e a animação do povo presente a Parada conseguiu reunir mais de 7 mil pessoas. Entre os participantes do evento, se percebia um número significativo de pessoas que trouxeram seus filhos pequenos para participar. De acordo com a rainha do carnaval de Curitiba, Fernanda Franco, a parada vem conseguindo mobilizar cada vez mais. “Esse crescimento tem ocorrido pela maior conscientização de Curitiba, porque esse movimento é onde as pessoas vem para conviver com outras e curtir”, destaca.

Um pouco antes de ser iniciada a parada, vários representantes que apoiam e organizam o evento se manifestaram sobre a importância deste ano para o segmento LGBT. O diretor do grupo Dignidade, Toni reis, destacou que é a parada este ano não tem somente o dever da luta pelos direitos humanos, mas também um apelo a todos para que votem em políticos que apoiem a diversidade. Segundo ele, é importante garantir o direito humano a todos e todas,

A travesti Willa, ou por assim dizer Everton Luiz, acredita que a busca por espaço na sociedade é um direito não só dela, mas de todos que ali participavam. “Assim como uma pessoa não escolhe ser negra, a gente não escolhe ser assim”.

Por Joseane Aparecida, 17 anos, Virajovem de Curitiba/PR | Fotos: Tonyel Novak&nbsp e Igor Dicastro

Jovens

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *