♫ PARA OUVIR: Aprovado nesta semana, Marco Civil causa confusão sobre como será a internet


Foto por Diego Henrique, do Virajovem Curitiba

Por Saulo Motta, Maria Carolina, Caterine Soffiati, Gabriel Fernandes e Henrique Fernandes, adolescentes e jovens da Agência Jovem de Notícias, em São Paulo (SP)

Educomunicador: Rafael Silva (SP)/Imagem: Diego Henrique (PR)

Sancionado pela presidenta Dilma Rousseff (PT) na quarta-feira, 23 de abril, o Marco Civil é considerado uma espécie de constituição da internet no Brasil, que traz pontos como a neutralidade e privacidade da rede. No primeiro, a nova lei garante que nenhuma empresa de telecomunicação venda pacotes de internet com limites de acesso a sites – o que já acontece em muitos países.

Na questão da privacidade, os provedores de internet não poderão mais guardar informações sobre o conteúdo das páginas que os internautas acessam, apenas os registros das horas de início e fim da conexão, e por seis meses.

A sanção ocorre na semana em que o Brasil realiza eventos internacionais de discussão sobre os rumos da internet no mundo. Um desses eventos é o Arena NetMundial, em que o governo se reúne com a sociedade civil para debater o universo da web. O local para o Arena é o Centro Cultural São Paulo, na região central da cidade, onde circulam muitas pessoas todos os dias. A equipe da Agência Jovem de Notícias aproveitou essa circulação para saber se todas e todos estão por dentro do Marco Civil. Aperte o play e descubra!

 

Rafael

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *