Para celebrar o centenário de Paulo Freire

Em 2021, chegamos aos 100 anos de nascimento do grande Paulo Freire.

Para celebrar o centenário deste grande pensador, patrono da educação no Brasil e que é, até hoje, uma grande referência por todo o mundo, a gente selecionou 4 livros digitais produzidos para celebrar seu legado que estão disponíveis gratuitamente para download, 1 podcast e 2 documentários sobre a vida e obra de Freire.

Compartilhe com a sua rede!

1. Reinventando Freire

A obra, organizada por Moacir Gadotti e Martin Carnoy, foi escrita por 63 autores que conviveram com Paulo Freire ou trabalharam no Instituto que leva seu nome, conta com 478 páginas que demonstram a atualidade dos pensamentos do educador e a práxis do Instituto Paulo Freire.

São relatos, testemunhos de sua práxis, projetos e realizações na Educação Básica, no Ensino Superior, na Educação Popular e outras educações possíveis.

2. Pedagogia do oprimido – o manuscrito

O Instituto Paulo Freire disponibiliza ainda, em comemoração ao centenário de Freire, os manuscritos de Pedagogia do Oprimido – sem sombra de dúvidas um dos livros mais importantes da história das ideias pedagógicas de todos os tempos.

O material foi entregue pelo próprio Paulo Freire entregou a Jacques Chonchol e sua esposa durante seu exílio no Chile. Os manuscritos voltaram ao Brasil em 2013, quando Jacques Choncol os entregou a Lutgardes Costa Freire, filho de Paulo Freire.

Jason Ferreira Mafra, José Eustáquio Romão e Moacir Gadotti assinam este projeto editorial, a organização, revisão e os textos introdutórios da edição digital.

3. 100 anos de Paulo Freire: a pedagogia freireana no ensino-aprendizagem da educação brasileira

A editora Bagai lançou o e-book gratuito “100 anos de Paulo Freire: a pedagogia freireana no ensino-aprendizagem da educação brasileira”. Composto por produções científicas de pesquisadores de diferentes e conceituadas universidades brasileiras, a edição comemorativa é organizada por Carlos Luis Pereira, que contou com o apoio de um conselho editorial formado por professores do Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cuba e México.

Do ensino da matemática à educação física, os temas do livro têm um ponto de convergência: os conceitos de uma aprendizagem libertária, crítica, emancipatória e reflexiva propostos pelo patrono da educação brasileira. A obra também abarca o ensino para povos indígenas, reflexões socioambientais e teorias decoloniais.

4. Paulo Freire vive: Cem anos de Paulo Freire – cem vozes de corações e mentes

Este e-book, lançado pelo Coletivo Paulo Freire, é formado por produções de mais de 180 autores e autoras que se utilizaram de diferentes gêneros textuais para contar, à sua maneira, de que forma o pensamento freiriano se fez presente em suas vidas e trajetórias profissionais. São poemas, bordados, fotografias, vídeo-depoimentos, panôs, cartas, artigos, relatos de memórias e outros formatos.

5. Podcast Paulo Freire: vida de professor

Por que Paulo Freire ainda incomoda tanta gente?

Essa é uma das questões que movimentam o ep. “Paulo Freire: vida de professor”, o quarto em formato narrativo publicado pelo 451 MHz, o podcast da revista Quatro Cinco Um. O programa teve a participação da professora Lindjanne Melo, do sociólogo Lutgardes Freire (filho de Paulo Freire), do linguista Marcos Bagno e do escritor Marcelino Freire. A leitura de trechos de cartas de Paulo Freire foi feita pelo escritor Xico Sá.

6. ‘Paulo Freire, 100 anos’ | TV Cultura

Documentário inédito sobre o educador, produzido pelo departamento de jornalismo da emissora.

Apresentado pelo jornalista e diretor Leão Serva, o documentário mergulha sobre a trajetória de Freire, o experimento de Angicos e o livro Pedagogia do Oprimido, através de depoimentos e imagens da época.

Paulo Freire, 100 Anos traz alguns dos principais estudiosos da obra do educador para explicar a sua importância e, ao mesmo tempo, os motivos dele estar sendo vítima de tantos ataques extremistas.

7. ‘FONEMAS DA LIBERDADE’ | TVE Bahia

O filme, produzido especialmente para celebrar o centenário de Freire, foi criado a partir de materiais de arquivo coletados por seis outros cineastas sobre o trabalho de alfabetização promovido por Freire em Angicos, no Rio Grande do Norte.

Banner do documentário ‘Paulo Freire, 100 anos’ – reprodução TV Cultura no YouTube

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *