[PARA ASSISTIR] Turma do projeto Virando a Calçada registra ação de rua pela prevenção ao álcool na adolescência

Maurício Silva, do Projeto Virando a Calçada | Imagem: Acervo Virando a Calçada

De outubro a dezembro de 2014, adolescentes e jovens da Agência Jovem de Notícias participaram do projeto Virando a Calçada, uma parceria da Viração com o projeto Jovens de Responsa, da Ambev. Essa turma participou de encontros com o objetivo de refletir sobre o uso de álcool antes dos 18 anos, pensando suas motivações sociais e os prejuízos que a bebida pode causar no desenvolvimento psíquico e físico dos adolescentes.

Para transformar essas reflexões em práticas foi desenvolvida uma campanha para prevenção de consumo de álcool na adolescência, composta por duas intervenções. A primeira delas foi na Rua Augusta, local tradicionalmente conhecido pelos bares e baladas frequentadas por inúmeros jovens.

Nesta intervenção, que ocorreu no dia 08/12, a turma da AJN colou adesivos com a mensagem “Beber antes dos 18 anos é tão maneiro quanto usar pochete!” em mais de 27 estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas. O alvo desta ação era os responsáveis por esses locais e também os adolescentes.

A segunda ação ocorreu poucos dias antes do Natal, no dia 17/12, tendo como objetivo dialogar com pais e parentes de adolescentes e crianças. Nas reuniões de preparação, os jovens se deram conta de que é comum, no período de festas de fim de ano, ocorrer o primeiro contato com a bebida alcoólica, oferecida justamente por seus familiares mais próximos.

Então, os jovens pensaram numa história em que o Papai Noel é personagem central. No entanto, em vez de presentes, ele oferece bebidas aos adolescentes-atores que participaram da encenação. Também nesta data foram distribuídos cartões de Natal às pessoas que passavam na Av Paulista. Na abordagem, os jovens ressaltaram a importância de prevenir o consumo do álcool antes dos 18 anos.

Colaboraram voluntariamente Marcela Weigert na diagramação dos adesivos e cartões postais e Beatriz Gimene na preparação teatral dos jovens para o esquete.

Bruno Ferreira
Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *